Faixa exclusiva é proposta em Pouso Alegre
Faixa exclusiva é proposta em Pouso Alegre

A criação de faixas exclusivas foi proposta como uma das soluções para melhorar o transporte urbano em Pouso Alegre. Um oficio sugerindo estudos que visem a criação das faixas exclusivas foi protocolado pela concessionária do transporte coletivo, Viação Princesa do Sul, na Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito na terça-feira (2).

A medida visa melhorar o serviço de transporte coletivo urbano, possibilitando, através dos corredores de tráfego exclusivos, aumentar a velocidade média dos coletivos e diminuir o tempo de espera nos terminais de embarque. Na opinião da concessionária, medidas como esta trarão resultados altamente positivos ao atendimento e mais satisfação dos usuários do sistema.

Com quase 150 mil habitantes, Pouso Alegre tem um dos trânsitos mais caóticos do Sul de Minas. E isso, segundo a concessionária, reflete diretamente no transporte coletivo.

Segundo a concessionária, a criação de faixa exclusiva se daria em determinadas ruas e avenidas, além de funcionar em horários estabelecidos, como os de pico. Para ela, ruas estreitas como a Bom Jesus e Silviano Brandão merecem estudos mais aprofundados e deslocamento das áreas de estacionamento para as ruas laterais e transversais, possibilitando assim serem integradas em um sistema de corredores exclusivos para ônibus.

A concessionária ressaltou que passou a sugestão apenas como contribuição aos estudos do PLANMOB – Plano de Mobilização Urbana de Pouso Alegre, e para melhoria do serviço que presta, principalmente nos dias atuais, momento em que a população tem se mobilizado para cobrar do poder público ações que resultem em melhorias no transporte coletivo.

Campanha e adoção em diversas cidades

Campanha da NTU a favor das faixas exclusivas (Folder / NTU)
Campanha da NTU a favor das faixas exclusivas (Folder / NTU)

O uso das faixas exclusivas vem ganhando cada dia mais cidades e ruas no Brasil. A principal interlocutora da ideia, tem sido a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). A associação defende o uso das faixas exclusivas como solução para melhoria do transporte urbano. Segundo ela, um ônibus substituiria 40 carros na via. Confira o vídeo: