13 dos 15 vereadores trocaram de partido para disputar reeleição (Foto: Divulgação)

Quase todos os vereadores eleitos em 2016 mudaram de partido em Pouso Alegre. Foram 13 dos 15 eleitos nas eleições de 2016 que aproveitaram a Janela de Migração Partidária, que é o período em que o vereador que pretende disputar a reeleição ou cargo de prefeito, pode por lei, trocar de partido sem perder o mandato.

Com o fim da janela no dia 3 de abril, último dia de transferência de partido, o quadro partidário da Câmara Municipal de Pouso Alegre mudou quase por completo.

Com as migrações, DEM e PTB são maioria na casa, quatro vereadores em cada legenda. O PATRIOTA ficou com três parlamentares. As siglas PSDB, CIDADANIA, PP e PV ficam com um representante na casa.

As mudanças de partido estão dentro do prazo do calendário das eleições 2020, previstas para outubro, mas ainda incerta.

O ministro Luiz Roberto Barroso, que deve assumir o Tribunal Superior Eleitoral afirmou que ainda não é possível garantir que as eleições serão ou não adiadas. A decisão deve acontecer em junho e vai depender da pandemia.

Nós estamos monitorando a evolução da doença, há muitas posições científicas contrapostas. Há pessoas que sustentam que nós vamos ter um pico em abril e maio e um decréscimo a partir de junho. Há pessoas que acham que só vai começar a cair em setembro. Evidentemente, se só começar a cair em setembro, não há como nós realizarmos as eleições porque as convenções partidárias são em agosto e a campanha começa em 15 de agosto”, afirmou Luiz Roberto Barroso.