Pouso Alegre foi a unica cidade do Sul de Minas apontada como uma das 13 cidades mineiras com boas condições de superar a crise. A indicação feita no jornal Diário do Comércio segue o Ranking Connected Smart Cities, produzido pela Urban Systems.

O Ranking Connected Smart Cities 2019 mapeou todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) em todo o País, definindo as com maior potencial de desenvolvimento. A primeira colocada foi Campinas, no interior de São Paulo.

Pouso Alegre foi uma das 13 cidades mineiras a figurarem no ranking em 2019. São elas: Belo Horizonte (13ª posição), Uberaba (28ª), Juiz de Fora (32ª), Uberlândia (57ª), Nova Lima (64ª), Betim (66ª), Pouso Alegre (67ª), Ipatinga (77ª), Viçosa (86ª), Montes Claros (90ª) e Ouro Preto (92ª).

Pouso Alegre está entre as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil, aponta ranking (Foto: PMPA)

O Diretor de Marketing da Urban Systems, Willian Rigon, destacou empreendedorismo, educação, tecnologia e inovação, meio ambiente e urbanismo como pontos essenciais para a recuperação: “Estes serão pontos essenciais para a recuperação das empresas e da economia. Logo, as cidades que estiverem mais bem preparadas nestes quesitos, encontrarão melhores condições e poderão sair na frente. Já as que não figurarem nos rankings, poderão se espelhar nas citadas e adotar medidas e estratégias para melhorar”, avaliou.

Ele ainda destacou o urbanismo como o eixo do futuro. “Em tempos de quarentena, estamos confirmando que não precisamos do deslocamento para alcançar resultados. Muitos estão trabalhando em home office e isso prova que a maneira de explorar as cidades também deverá mudar”, comentou.