
A Vigilância Epidemiológica de Congonhal interditou na manha deste sábado (18) uma clínica odontológica onde um casal de dentistas de Pouso Alegre com suspeitas do novo coronavírus atendia. É a terceira clínica onde os dentistas Gustavo Carvalho e Maria Cândido Sampaio atendiam a ser interditada em menos de 24 horas.
O dentista Gustavo Carvalho é sócio da clínica em Congonhal e junto com a esposa, são donos de outras duas clínicas, em Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, ambas lacradas pelas Vigilâncias Epidemiológicas municipais.
O último atendimento feito por Gustavo em Congonhal ocorreu na quinta-feira (16), e cerca de 25 pacientes foram atendidos. A relação com os nomes já está com a vigilância da cidade e o órgão vai entrar em contato com cada um deles.
Veja a transmissão ao vivo feita pelo PousoAlegre•net em Congonhal
https://www.facebook.com/pousoalegrenet/videos/1773882002753633/
Relembre o caso
Na noite desta sexta-feira (17), uma clínica odontológica foi interditada no Centro de Pouso Alegre após uma denúncia de que um casal de dentistas com suspeitas de Covid-19 estava atendendo pacientes.

A dentista fez o exame para a Covid no dia 14. Segundo os advogados, a dentista fez o exame por vontade própria devido a vulnerabilidade da profissão. Segundo apurado pelo PousoAlegre•net, Maria Cândido Sampaio foi ao médico no dia 11, se queixando de falta de paladar e dor de cabeça. Mesmo com a suspeita, e as orientações e notificações, ela e o marido seguiam trabalhando.
Até que nesta sexta-feira (17) saiu o exame atestando positivo para Covid-19 para a mulher. O marido mesmo sem exame, é considerado positivo epidemiológico e deveria ter feito quarentena.

Após o resultado, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Pouso Alegre estiveram na clínica, pegaram a lista de pacientes, e a interditaram. Gustavo, mesmo após o exame da esposa, estava na clínica, e foi flagrado sem mascaras.
Na manhã deste sábado, uma clínica pertencente ao casal em Santa Rita do Sapucaí também foi interditada. Durante a ação da Vigilância, o PousoAlegre•net acompanhou ao vivo e recebeu a informação que cerca de 60 pacientes seriam monitorados. Entretanto, a Vigilância divulgou que o número já subiu para cerca de 125 pacientes até agora.

Já em Congonhal foram 25 pacientes atendidos na quinta-feira que serão monitorados. Pouso Alegre ainda não informou números.
A vigilância sanitária dos municípios agora trabalham para contatar todos os pacientes atendidos pelo casal nos últimos dias. Eles deverão ser monitorados. Os pacientes deverão iniciar a quarentena em casa com seus familiares, e reforçar as medidas de higiene e distanciamento social.
A recomendação aos empresários diante da pandemia e das orientações em saúde é que tomem o máximo de cuidado com a própria saúde, com funcionários e com clientes. Em caso de sintoma, ou contato com alguém que teve Covid-19, ou suspeita da doença, fique em casa. A medida pode evitar que mais empresas sejam interditadas.