O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) e as medidas serão publicadas na próxima semana (Foto: Governo de MG)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresentou nesta quarta-feira (22) um plano de retomando da economia, o Minas Consciente. Os setores da economia serão classificados por risco de contágio e impacto econômico. “Se for uma atividade com alto impacto econômico e baixo risco na saúde, ela vai ser priorizada. A priorização foi feita dentro desse contexto”, disse Zema.

Os protocolos gerais serão disponibilizados a partir da próxima semana e a adesão ao programa por parte do município será opcional, por meio de Decreto Municipal. Segundo o governador, a decisão de retomar a economia é do prefeito, mas os protocolos que vão orientar como a abertura terão de ser seguidos.

Em entrevista à Globo na mesma data, o governador passou diversas informações sobre o plano e disse que “hoje a situação de Minas Gerais é bastante segura. Temos hoje, utilizados por suspeitos e infectados por Covid, 3% dos leitos de UTIs, é um número muito baixo. Nós temos 50% de UTIs livres no estado, então podemos dizer que podemos avançar muito”.

O plano de flexibilização das medidas de isolamento no estado foi dividido em quatro ondas: essenciais, baixo, médio e alto risco, considerando as variáveis econômicas e o impacto no sistema de saúde. Elas foram divididas com as cores branco, verde, amarelo e vermelho.

Agências de viagens estão no setor branco, uma peixaria estaria na verde. Hotéis estão no amarelo e salões de beleza estão no vermelho, considerada a última onda de gradação para reabertura. O prefeito deverá avaliar o número de casos e o de leitos disponíveis pra tomar decisões.

A expectativa do governador é que cidades que optarem em seguir o protocolo poderão reativar toda a economia entre duas e três semanas. Entre a liberação das atividades em branco e verde até as que estão em vermelho.

Tenho dito que não estamos relaxando. Estamos adotando medidas de segurança para que aquelas cidades que já optaram pela reabertura, que possam fazer isso com critério. Estamos tornando mais segura a situação atual, haja vista que mais da metade dos prefeitos liberaram atividades em suas cidades”, explicou o governador.

Confira mais detalhes do protocolo: