Doações devem ser agendadas pelo telefone para evitar aglomeração (Foto: Arquivo PousoAlegrenet)

A Fundação Hemominas, responsável pelos Hemocentros regionais convoca os doadores a comparecerem a uma de suas unidades no estado de Minas Gerais para doar sangue e repor os estoques dos grupos sanguíneos negativos e O positivo que estão baixos. Em Pouso Alegre, somente o sangue O positivo, mais usado nas transfusões de sangue está com estoque abaixo do desejável.

Segundo a fundação, é necessário que a situação seja normalizada para que possa manter o número adequado de bolsas de sangue para atender à demanda de pacientes. A fundação mantém um Gabinete de Crise, que traça ações estratégicas para a adequação do estoque em períodos de possível queda, como a pandemia da covid-19.

Para doar, os interessados devem fazer o agendamento. Grupos de no máximo 10 pessoas estão liberados após marcação. A recomendação, é que se forem de outras cidades, devem usar uma van no transporte para evitar proximidade e usar máscara o tempo todo.

Segundo a diretora do Hemocentro de Pouso Alegre, a médica Josiane Polini, a unidade oferece uma média de 70 a 80 horários por dia e as doações levam em torno de 15 minutos. Em abril, todos os horários estavam sendo preenchidos, mas, com a volta das atividades e reabertura do comércio, houve queda.

De acordo com a médica, os doadores só vão à unidade após agendamento para evitar aglomerações e conforme chegam, fazem o cadastro e seguem para as outras etapas para garantir um atendimento seguro. As salas de espera e coleta das unidades foram reorganizadas para garantir um distanciamento mínimo entre os doadores, as normas de assepsia e uso de EPIs estão garantidos e doadores sem máscara recebe uma.

Para doar os interessados podem fazer o agendamento de uma das três formas: pelo site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo MGapp ou telefone 155, na opção 1.