Linha do cidade Jardim lotada no dia 9 de junho (Foto: Cleisson Santos / Reprodução Redes Sociais)

A expresso Planalto deu retorno ao PousoAlegrenet sobre a matéria veiculada mais cedo sobre a redução de linhas e a consequente maior lotação nos ônibus da empresa durante a Pandemia. Segundo a empresa, até o final desta semana voltarão a estar disponíveis a quantidade normal de linhas, mas apenas em horários de pico.

A Planalto havia reduzido as linhas no início da pandemia, quando o comércio foi fechado, e não retornou ao normal após a reabertura. Segundo o gerente de operação, Ivan Monteiro Rezende, um dos motivos é que mesmo com a autorização do funcionamento do comércio, e com movimento no centro da cidade, há neste momento uma queda de 55% no número de passageiros.

Sobre a foto divulgada nas redes sociais de um motorista flagrado sem máscara, o gerente disse que aquilo foi um caso isolado, e que o motorista em questão foi advertido seguido as normas da CLT, podendo ser demitido caso não use a máscara.

A empresa também enviou o telefone 0800 038 0140 e whatsapp o 35 9997 3408 para quem quiser falar diretamente na centro de controle operacional da empresa, que pode ser usado em caso de lotação excessiva ou outros assuntos relativos ao transporte.

O caso

Em meio a pandemia da Covid-19, usuários do trânsporte público em Pouso Alegre estão enfrentando aglomerações dentro dos ônibus da Expresso Planalto. A empresa reduziu as linhas quando o comércio foi fechado, e mesmo depois da reabertura, não voltou ao normal.

Na semana passada, passageiros da linha Cidade Jardim disseram que chegaram a ligar para a Polícia devido ao excesso de passageiros. A lotação foi gravada por um morador, que reclamou:

“Tempos de pandemia, olha o que a gente tem que passar. Essa palhaçada. O cara [motorista] não respeitou a ordem [de parada] e está indo embora. Explica isso Planalto, 750 mil reais”, reclama Cleisson Santos, morador do bairro Cidade Jardim.

No vídeo, ele também questiona o subsídio de R$ 750 mil autorizado em março para a empresa não parar durante a pandemia. O PousoAlegrenet apurou que das 3 parcelas mensais de R$ 250 mil prevista, até o momento apenas a primeira teria sido paga .

Nesta semana, também circula a imagem de um motorista sem máscara. Pelo decreto emitido pela prefeitura, é obrigatório o uso de máscaras nos ônibus.

O PousoAlegrenet procurou a Prefeitura, mas até o momento ela não deu retorno.

Como está o serviço de transporte público em Pouso Alegre? Mande vídeos no nosso whatsapp pelo link: 35 9 8423-9070