Simões comemorou a vitória na Praça Senador José Bento (Foto: Reprodução EPTV)

Um levantamento sobre a história das eleições em Pouso Alegre descobriu um fato inédito, nunca divulgado. O atual prefeito Rafael Simões bateu em 2016 os recordes de votos recebidos e de porcentagem da história de Pouso Alegre.

Em porcentagem, Simões recebeu 69% dos votos em 2016, superando após 20 anos, os 64% de Jair Siqueira em 1996.

Já em número de votos, Simões recebeu 49 mil votos e superou os 36 mil de Agnaldo Perugini em 2012.

Vídeo trará curiosidades das eleições em Pouso Alegre

O levantamento foi feito pelo historiador Juliano Finamour junto ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Museu Histórico Tuany Toledo, e fará parte de um vídeo sobre a história das eleições em Pouso Alegre, que será publicado ainda neste final de semana.

A história será contada a partir da redemocratização, em 1988. O principal motivo é que tanto o cartório eleitoral como o Museu Tuany Toledo não tem registro dos resultados das votações antes da redemocratização. Outro motivo, é que antes as eleições tinham uma série de restrições, como o impedimento de participação de candidatos de partidos como o PT, regras confusas como a que permitia dois candidatos a prefeito no mesmo partido, que ao final somavam seus votos, e outras.

O vídeo trará além dos resultados das eleições anteriores, muitas curiosidades. Como um outro vexame do prefeito Agnaldo Perugini na Avenida Dr Lisboa, as urnas do pantano, a guerra de comícios, e muitas outras curiosidades.