6ª edição do Festival Sabores e Saberes de Santana. Silvianópolis, a cidade do Festival, se prepara para o evento que este ano tem como slogan “Leite, Café e Cia”. O café, foco desta edição, é inspiração para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria José Franco Fernandes, que compôs uma música para esta edição a ser apresentada na abertura do evento pelo Coral “Vozes de Ouro”, composto por alunos da rede municipal de ensino.

Foto: Poly Andrade
Foto: Poly Andrade

Eis um trecho:
“No copo, com leite
sozinho na xícara,
e até de mãos dadas com o pão de queijo,
aí está a cor negra e forte do nosso café,
a quem dou fé,
provo e comprovo,
é o melhor que se tem,
é o melhor que se colhe,
aqui em Santana, nas Minas Gerais!”

Foto: Poly Andrade

O cenário remete aos cafezais e à cozinha mineira: peneiras, pés de café, bules, xícaras, torradores, moinhos. O aroma de café perfuma todo o ambiente: na torra do café ao vivo, no café de bule, nas versões expresso e nas especiais preparadas por baristas convidados.

Foto: Ana Beraldo

A Coopfam – Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Poço Fundo e Região – leva para o evento uma cafeteria com baristas, instalada no coreto da praça.

Foto: Divulgação

De Santa Rita do Sapucaí, vem o barista mais jovem do Brasil: Nikolas Dias, 15 anos, do Grandpa Joel`s Coffee, que irá apresentar alguns métodos de preparo do café e a arte que está se especializando: latter art, que são desenhos no café.

Foto: arquivo pessoal

Na tendinha das Arteiras de Santana, encontra-se o café especial Estância Jacarandá, que está presente em todas edições do Festival. A marca pertence ao engenheiro agrônomo Benedito Edimilson Ferraz, também produtor de suco de uva e outros produtos artesanais.

O café está presente nos pratos elaborados pelos chefs e universitários dos cursos de Gastronomia e Nutrição, de Pouso Alegre, nas tendas dos expositores locais, que oferecem, entre tantas opções, iguarias com o sabor café e também no concurso de pratos direcionado à comunidade local e do entorno, coordenado pela Emater, parceira do evento.

A casinha de pau a pique, símbolo do Festival, divide o espaço com a vendinha, coordenada pela Associação Nossa Senhora do Rosário, com destaque para os bens imateriais do município: o Creminho de Santana e a Almôndega na Palha, cujas receitas são passíveis de registro no IEPHA – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Foto: Poly Andrade
Foto: Poly Andrade

De leitoa a pastel de milho, de rosca rainha a pamonha, de doce de leite a brigadeiros gourmet, uma variedade de pratos, de sabores, de combinações, de invenções. E também tem cachaça, bebidas artesanais e importadas. Também tem lembrancinhas do Festival: de canecas a aventais, produzidos ao vivo pela empresa Sublimei, que está estreando a Kombi ateliê.

Foto: Divulgação

MÚSICA, ARTES PLÁSTICAS E CIA

Foto: Divulgação

O músico Raimundo Andrade, que conquistou o primeiro lugar com a música “Zóio D`Água” em vários festivais da região, entre eles o “Viola de Todos os Tempos” (EPTV/ 2010), retorna ao Festival para apresentação na sexta-feira (13). A cidade é referência para o artista, que gravou duas faixas do seu primeiro CD “Bumbeiro de Congada” com a participação da Congada Nossa Senhora do Rosário. Logo após, se apresenta TrioLos4, um trio roqueiro de Pouso Alegre. E para encerrar a noite, o jovem DJ VK faz sua estreia no universo da música eletrônica.

Foto: Divulgação

A Merisma Band, de Pouso Alegre, leva para o palco no sábado (14) um misto de canções que vão desde o pop rock ao blues. Na sequência, se apresenta Kaiser, cover de Zé Ramalho, de São Carlos, SP, que retorna ao Festival com show reestruturado. E para encerrar a noite uma apresentação do DJ LIV, de São Paulo. Também se apresentam no sábado à tarde, três bandas locais com alguns integrantes de Pouso Alegre: A Deriva, Balaiu Di Gatu e Adamantium.

As atividades do domingo (15) têm início às 8h com a largada do 1º Passeio Ciclístico de Silvianópolis, organizado pelo Conselho Municipal de Turismo.

E o domingo continua em ritmo musical. O Coral Sacro do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre, sob a regência de Aurélio França, se apresenta às 11h, na Igreja Matriz da cidade.

Foto: Fernando Campanella

No período da tarde, o Balé Luiz Henrique, de Pouso Alegre, premiado internacionalmente e nacionalmente, se apresenta às 16h.

Inspirada nas tradicionais Street Bands da cidade norte americana New Orleans, com a proposta irreverente de mesclar música antiga e contemporânea, a Nova Velha Banda, que agrega músicos da região, se apresenta às 18h.

A Nova Velha Banda (Foto: Divulgação)

E no encerramento do Festival (20h), como é tradição enaltecer a viola caipira, se apresenta a Orquestra de Violeiros de São Lourenço. Após, retorna novamente ao palco a Banda Balaiu Di Gatu.

Na programação, há também atrativos para as crianças: o performático Palhaço Catraca, de Campinas, se apresenta com perna de pau no sábado (14) e a atriz, Paloma do Vale, narra histórias de clássicos da literatura infantojuvenil no domingo (15).

Entre as atrações de gente da terra, apresentações das Congadas Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, do Grupo de Folia de Reis Estrela de Belém e do Cras – Centro de Referência de Assistência Social.

O Festival também acolhe a exposição de artes plásticas assinada pela pintora Sandra Marchandeau, que se inspirou no patrimônio material e imaterial de Silvianópolis para criar suas obras. Praticante da pintura “plein air”, a artista montou seu estúdio ao ar livre nas ruas da cidade durante alguns meses.

Foto: Divulgação

SABOR CAFÉ

Foto: Ana Beraldo

Parceiro do evento desde a sua criação, o curso de Gastronomia da Univás, sob a coordenação do chef-professor Ávner Pires, irá preparar um arroz doce diferente – com café. Estreando no Festival, o curso de Nutrição da UNA Pouso Alegre, que participa com receitas especiais sabor café durante os três dias do evento.

Foto: Divulgação

O chef Vitor Pompeu, professor do curso de Gastronomia do Senac Campos do Jordão e um dos pesquisadores da culinária da Serra da Mantiqueira, irá preparar uma receita conectada ao regionalismo da região, utilizando ingredientes pertencentes ao universo caipira: “pernil ao molho de café com melado e quirerinha cremosa”, no
domingo (15), às 12h.

Foto: Divulgação

Aguardada a participação do queijeiro José Garcia, do Laticínio “Delícias de Silvianópolis”, que nesta edição irá ofertar ao público queijos feitos especialmente para o evento: o gouda e o meia cura, ambos de cinco quilos cada.

Foto: Ana Beraldo

HOMENAGENS SABORES E SABERES DE SANTANA

Foto: Divulgação

O evento também homenageia silvianopolenses que são ou foram referências no quesito sabores e saberes de Santana. Dezinho, o cozinheiro-mor da Festa do Rosário de Silvianópolis, é homenageado na abertura oficial do evento na sexta-feira (13). No sábado (14), o Grupo de Seresta Santana faz homenagem ao professor seresteiro, já falecido, José Dilmo de Abreu. E no domingo (15) a homenagem é para a profissional da Emater, de Santa Rita do Sapucaí, Marina Castro, autora do livro “Delícias do Café” (quinta edição) e organizadora de eventos sobre o café.

Foto: Ana Beraldo

PROGRAMAÇÃO

12 de setembro – quinta-feira

Das 12 às 15h30 – Ciclo de palestras sobre manejo e nutrição de gado leiteiro
Entrega oficial do reprodutor Gir leiteiro da Epamig à CooperSanta – Cooperativa dos Produtores de Leite Santana
Local: Pátio do Prédio da Escola Silviano Brandão

Coordenação: Alexandre Augusto Kurachi, gerente regional da Emater; Daniel de Oliveira, extensionista agropecuário do escritório da Emater de Silvianópolis;
Leonardo de Oliveira Fernandes, pesquisador da Epamig; Reginério Soares Faria, coordenador Transferência e Difusão e Tecnologia da Epamig e André Penido Oliveira, pesquisador da Epamig

13 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

18h – Abertura das tendas
Locução: Agostinho Ribeiro [todos os dias do evento]
19h – Aula show: “Gastronomia Nutritiva”curso de Nutrição – Una Pouso Alegre [cozinha]
19h45 – Apresentação com didjeridoo – César Cayon – Rio de Janeiro [palco]
20h – Abertura oficial do Evento [palco]:
Hino a Silvianópolis: professora Lucimara Goulart – “Coral do Ciemsa Vozes de Ouro” Apresentação da música “Leite, Café & Cia”
Letra: Maria José Franco Fernandes
Arranjo: professora Lucimara Goulart e Reinaldo Machado Correa
Homenagem ao Dezinho – o cozinheiro-mor da Festa do Rosário e de outros festejos
Texto: Ivanna Peixoto – Homenagem: Sílvia Peixoto
– Apresentação musical: Renata Leal e Fábio Monteiro – educadores sociais do Cras Silvianópolis
– Apresentação de métodos de preparo do café – baristas da Coopfam – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região [coreto]
Cortejo das congadas de Silvianópolis – Nossa Senhora do Rosário e São Benedito – com a participação da guarda-coroa e dos festeiros da Festa do Rosário 2020 [espaço do evento]

Congada N. Senhora do Rosario (Foto: Ana Beraldo)
Congada Sao Benedito (Foto: Ana Beraldo)

21h30 – Show Raimundo Andrade – sul de Minas [palco]
23h30 – Show com TrioLos4 – Pouso Alegre [palco]

Foto: Divulgação

01h30 – Apresentação DJ VK – Silvianópolis [palco]
3h – Término

14 DE SETEMBRO – SÁBADO

11h – Abertura das tendas
11h – Abertura da Exposição Arteiras de Santana
12h/18h – Torrefação de café – Lutero Mamedes – Silvianópolis [cozinha]
Das 13 às 19h – Funcionamento do Centro de Memórias e Tradições da Festa de Nossa Senhora do Rosário – aberto para visitação gratuita
13h – Workshop: “Propriedades e benefícios nutricionais do café” – receita funcional – Curso de Nutrição – Una Pouso Alegre [cozinha do Festival]
13h30 – “Boa tarde, Café” Coopfam – Poço Fundo e Região [palco]
14h – Aula-show: “Arroz doce de café” – curso de Gastronomia da Univás – Pouso Alegre – coordenação: chef Avner Pires [cozinha]
15h – Grandpa Joel?s Coffee – Família Dias, com a participação de Nikolas Dias, o mais jovem barista do Brasil – Santa Rita do Sapucaí [cozinha]
15h – Apresentação e degustação dos queijos – Laticínio Delícias de Silvianópolis – José Sebastião Garcia [cozinha]
15h – Oficina de cosmético natural com café – Thaís Paschoal Ferreira – Pouso Alegre [cozinha]

Foto: Divulgação

15h30 – Apresentações Cras Silvianópolis:
– Recital de poesias [crianças] – coordenação Aliciane Balbino – Cras Silvianópolis
ProjetoBate Lata” e apresentação musical [adultos e Idade Feliz] – educador social – Fábio Monteiro
16h – Apresentação do Café Estância Jacarandá [palco]
17h – Palhaço Catraca [Campinas]

Foto: Divulgação

A partir das 16h – apresentações musicais [palco]:
– Apresentação de violino e piano – Aline Beraldo [Borda da Mata]
– Grupo A Deriva – com Pedro Henrique e Maria Luiza [Silvianópolis e Pouso Alegre]

Foto: Divulgação

– Banda Adamantium [Silvianópolis e Pouso Alegre]

Foto: Divulgação

– Banda Balaiu Di Gatu [Silvianópolis e Pouso Alegre]

Foto: Divulgação

19h – Serenata em homenagem ao professor José Dilmo de Abreu – Grupo de Seresta Santana – Silvianópolis [espaço do evento]

Foto: Divulgação

20h – Apresentação com didjeridoo – César Cayon – Rio de Janeiro [palco]
20h15 – Merisma – rock & blues – Pouso Alegre [palco]

Foto: Divulgação

23h – Zé Ramalho Cover – Kaiser – Rio Claro [palco]

Foto: Divulgação

01h – DJ LIV – Silvianópolis [palco]

Foto: Divulgação

Término: 3h – com som

15 de setembro – domingo

8h – Largada do 1º Passeio Ciclístico de Silvianópolis Organização: Conselho Municipal de Turismo [Praça Homero Bento Vieira]
9h30 – Abertura das tendas
9h30 – Abertura da Exposição Arteiras de Santana
11h – Coro Sacro do Cempa – Pouso Alegre – regência Aurélio França Vox [Igreja Matriz]
11h30 – Apresentações Cras Silvianópolis
– Muay Thai – educador social Guruh
– Balé, dança, canto [crianças e Idade Feliz] e zumba [adultos] – educadora social Renata Leal
11h30 – Aula-show: “Café com nutrição” – Curso de Nutrição – Una Pouso Alegre
12h/17h – Torrefação de café – Lutero Mamedes – Silvianópolis [cozinha]
12h“Workchope Cerveja com Lactose” – para harmonização do prato do chef – Pós-Doc Bebidas Artesanais – Santa Rita do Sapucaí [cozinha do Festival]

Foto: Divulgação

Das 13 às 19h – Funcionamento do Centro de Memórias e Tradições da Festa de Nossa Senhora do Rosário – aberto para visitação gratuita
13h30 – Café Feminino – Coopfam [cozinha]

Foto: Ana Beraldo

12h – Aula-show: “pernil ao molho de café com melado e quirerinha cremosa” – chef Vitor Pompeu – Campos do Jordão [cozinha]
14h – “Festival Sabores de Santana – café” – coordenação: Aline Oliveira Guides Kielblock, coordenadora regional do bem-estar social Emater/Pouso Alegre [cozinha]
15h – Contação de histórias – Paloma do Vale – Pouso Alegre [Praça do Coreto]

Foto: Divulgação

15h – Folia de Reis Estrela de Belém – Silvianópolis [cortejo pelo local do evento]
16h – Ballet Luiz Henrique – Pouso Alegre [palco]

Foto: Divulgação

17h – Homenagem à Marina Castro [palco]
18h – A Nova Velha Banda – sul de Minas [palco]
20h – Orquestra de Violeiros de São Lourenço [palco]

Foto: Divulgação

21h30 – Banda Balaiu Di Gatu [palco]
Término: meia noite

Prefeito de Silvianópolis, Vitor Nery de Moraes, Tenente Marafeli e soldado Cláudio – do 4º Pelotão da Polícia Militar de MG e parte da comissão organizadora do evento, Elaine Cristina Carvalho, Murilo da Costa Santos e Maria José Franco Fernandes, profissionais da Prefeitura
Expositores do Festival

Realização: Prefeitura de Silvianópolis

Equipe executiva
Maria José Franco Fernandes – Secretária M. de Educação e Cultura
Murilo da Costa Santos – Chefe de Gabinete
Elaine Cristina Carvalho – Secretaria M. de Educação e Cultura
João Carlos Castro – Secretaria de Saúde
Ana Maria Beraldo – Anauá – Cultura e Comunicação

Equipe organizadora
Equipe executiva e:
Luciano Ferreira de Melo – Secretário M. de Saúde
Sidney Alves – Secretário M. de Obras
Andreza Soares – Departamento de Licitação da Prefeitura
Flaviana Fernanda da Silva Custódio – Coordenadora do Cras
Yamé Silveira – Ascom/Prefeitura
Polyana Andrade Azevedo – Ascom/Prefeitura

Contato: Ana Beraldo – 9 9726-3081 (wz)