Esta foto tem sido vinculada falsamente nas redes sociais como sendo de Borda da Mata, porem, a foto foi tirada em Lima no Peru, em uma prevenção contra a dengue. Veja no BOL

Confira a nota divulgada no site da Prefeitura de Borda da Mata

08/06

Nota de esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Borda da Mata vem, através deste, esclarecer ao público em geral fatos noticiados pelo Centro de Bem Estar Animal, instituição sediada na cidade de Pouso Alegre, vinculados em sua página da rede social Facebook. Segundo as informações postadas por referida entidade protetora dos animais, a Prefeitura de Borda da Mata supostamente teria descarregado um caminhão de lixo no citado município vizinho, contendo um cachorro vivo, cometendo a Administração Municipal, hipoteticamente, um crime ambiental.

Primeiramente, a Administração Municipal vem demonstrar sua admiração pela causa defendida pelo Centro de Bem Estar Animal, a qual demonstra profunda preocupação em ajudar na proteção dos animais abandonados em Pouso Alegre. De fato, o abandono e mau-trato dos animais, infelizmente, é uma constância na sociedade brasileira, sendo que atitudes e providências tomadas pelos órgãos públicos e organizações não governamentais no sentido de evitar ou minorar o sofrimento dos animais é extremamente elogiável.

Entretanto, cumpre a esta Administração Municipal, tendo em vista a proporção do alcance e gravidade dos fatos narrados, esclarecer que as informações, bem como a foto veiculada, não são verdadeiras.

Com efeito, a foto mostra um caminhão de lixo que não pertence a Borda da Mata, bem como as pessoas que ali estão não são funcionárias ou servidoras da Prefeitura, bem como não são funcionários de qualquer empresa contratada pelo Município. Apesar de comentários de que a foto é meramente ilustrativa, não consta tal informação na descrição dos fatos originalmente postados pelo Centro de Bem Estar Animal, pelo que muitas pessoas acreditaram que a fotografia – extremamente chocante – se referia aos fatos narrados.


Este é o caminhão de lixo da Prefeitura de Borda da Mata

Lado outro, de forma alguma partiu da Administração Municipal qualquer ato que levasse aos acontecimentos narrados, sendo que, pelo contrário, há uma preocupação geral nas causas ambientais. Exemplo disso é o Projeto Peixe Vivo, elaborado em parceria com a Cemig, no qual duas mil unidades de peixes nativos, de três espécies diferentes, foram lançados ao Rio Mandu por alunos da rede municipal de ensino. Dessa forma, a afirmação de que “Borda da Mata comete crime ambiental” é extremamente gravosa e falsa, sendo que a população bordamatense encontra-se constrangida, tendo em vista que o nome de sua cidade está sendo exposta à desaprovação geral.

Dessa forma, apesar de certamente as denúncias e fatos narrados serem falsos, a Administração Municipal está disposta a apurar o que se alega ter ocorrido. Para isso, informa a abertura de sindicância administrativa, nos termos dos arts. 200 e seguintes do Estatuto do Servidor Público Municipal (Lei n° 1.611/2010), sendo que solicita aos denunciantes e testemunhas porventura existentes a colaboração e a disposição em ajudar e chegar, ao final, a uma versão oficial, punindo os supostos responsáveis.

Ressalte-se, outrossim, que ocorrerá neste ano o pleito municipal, sendo que diversas informações falsas são veiculadas com o intuito de denegrir a imagem de administradores públicos municipais, o que é factível, mormente em uma cidade interiorana, de cerca de 17.000 (dezessete mil) habitantes. Portanto, os fatos devem ser apurados para que informações falsas não voltem a ser divulgadas e denigram o nome, principalmente, de nosso município, acolhedora cidade do sul de Minas Gerais.

Diante do exposto, espera-se, sinceramente, que os fatos tenham sido esclarecidos, sendo que a Administração Municipal repudia e não comunga com qualquer forma de maus-tratos aos animais, bem como está aberta a críticas e sugestões, para que seja, cada vez mais, construída uma cidade melhor para todos.

Borda da Mata, 08 de junho de 2012.

Célio Cabral Domingos dos Santos
Secretário de Administração Geral

Fonte: Prefeitura de Borda da Mata