Mais um passo para ampliar a oferta de cursos de capacitação em Pouso Alegre e na região foi dado no último dia 24 de abril. Na data, o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Cléber Ávila Barbosa, acompanhado do presidente da Associação Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), Alexandre Magno de Moura, estiveram em Brasília, onde se reuniram com o diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Machado Feres, e com a coordenadora geral de Desenvolvimento e Monitoramento de Programas, Nilva Schroeder.

Na ocasião, Alexandre Magno apresentou números do crescimento econômico e do potencial da região para receber investimentos em cursos de capacitação. Pouso Alegre é um dos municípios que mais cresce no Estado, impulsionado pela chegada de grandes indústrias e a abertura de novos empreendimentos. Esse panorama ampliou significativamente a oferta de empregos e, por isso, a necessidade de trazer para a cidade e para a região oportunidades de qualificação profissional.

De acordo com o pró-reitor de Extensão, apresentar junto à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) as demandas de cursos da cidade faz parte de uma articulação para ampliar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na região. A expectativa é oferecer, em breve, cursos nas áreas de gestão, vendas, recursos humanos, secretariado, construção civil, informática, gastronomia entre outras áreas. Essas capacitações seriam ofertadas pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Acipa, nos moldes do curso “Excelência em Vendas”, realizado neste ano, quando 122 pessoas foram capacitadas.

“Agora vamos enviar à Setec uma proposta de pactuação de cursos pelo Pronatec. Eles sinalizaram claramente que irão corresponder às expectativas e apoiar a criação de novos cursos de capacitação na cidade e na região”, contou Cléber Barbosa.

Além da reunião no Ministério da Educação, Barbosa e Magno participaram, no dia 25, de encontro na Secretaria de Direitos Humanos, com o coordenador geral do Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo), Cláudio Augusto Vieira da Silva. Na pauta de discussão, também a necessidade de trazer para a região cursos de capacitação e projetos de inclusão social.
Com informações Ascom IFSULDEMAINAS

Professor Cleber Ávila Barbosa, Pró Reitor de Extensão – IFSULDEMINAS e Alexandre Magno de Moura, Presidente da ACIPA