O Medalhista Olímpico e campeão mundial pela seleção brasileira de voleibol, André Heller esteve no último sábado, 4 de maio de 2013, no salão de eventos da Unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), onde ministrou a palestra “Superação pelo Esporte”. O evento foi organizado pelo curso de Educação Física da Univás.

Antes da palestra, os acadêmicos do curso de Educação Física da Univás e convidados acompanharam a exibição de um documentário sobre os preparativos do Brasil para sediar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Em seguida, a coordenadora do curso de Educação Física da Univás, professora Rosy Amaral Silva Ribeiro fez uma breve apresentação do convidado, enaltecendo a presença do ex-professor do curso de Educação Física da Univás, Daniel Simões Rebello, responsável pela vinda do campeão Olímpico a Universidade. “Agradeço e parabenizo o professor Daniel Rebello pela brilhante passagem em nosso curso e seu empenho em intermediar a vinda do nosso querido atleta até a nossa Univás”, disse Rosy Amaral.

Logo após, o professor Daniel Rebello comentou sobre sua passagem pelo curso do Univás, onde incentivou os acadêmicos a persistirem seus sonhos. “Um dia eu estava onde vocês estão no banco desta excelente Universidade. Quero que cada um de vocês acredite e aposte em seus sonhos, que um dia eles se tornarão realidade, assim como foi pra mim”, disse.

heller2

Na sequência, o atleta André Heller fez sua apresentação sob aplausos calorosos dos acadêmicos do curso de Educação Física da Univás e convidados. A família foi um dos principais temas enaltecidos pelo palestrante. “Inicio minha palestra com a foto de minha família para mostrar que é na família que está à base de tudo. Se hoje sou quem sou foi tudo graças aos meus familiares que sempre me incentivaram”, disse André Heller.

O atleta também comentou sobre sua trajetória no vôlei. “Nasci com sete meses e pouco mais de dois quilos. Tive asma, então incentivado por uma professora do primário entrei para natação para melhorar minha saúde. Também tive rinite alérgica e a natação não me ajudou, por isso saí. Passei a jogar basquete e depois a praticar atletismo, até chegar ao vôlei, onde me apaixonei. Tive experiências que ficaram guardadas em minha memória, até chegar à seleção brasileira e ser campeão olímpico”, disse André Heller, que completou “um dia disse para minha mãe que seria campeão olímpico e ela não acreditou. Até que um dia ela me viu no pódio recebendo a medalha de ouro. Foi muito emocionante”, relembrou.

André Heller enalteceu o profissional educador físico. “Vocês tem uma responsabilidade fundamental no futuro das crianças e dos jovens. Se hoje sou um atleta foi graças ao incentivo que tive da minha professora de Educação Física”, disse o campeão olímpico.

000000279200012

Ao fim da palestra, André Heller apresentou aos convidados à medalha olímpica de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Athenas, na Grécia e posou para fotografias com os acadêmicos do curso de Educação Física da Univás e convidados.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs