Reuters – A Usiminas acertou acordo para vender sua empresa de produção de cabines de caminhões Automotiva Usiminas para a mineira Aethera Sistemas por 210 milhões de reais, encerrando meses de especulações sobre uma unidade que passou a ser considerada como não essencial pela companhia.

Segundo comunicado ao mercado, o valor da venda ainda poderá ser ajustado até a data de fechamento da operação, que depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“A alienação da Automotiva está alinhada com a estratégia da companhia de priorizar, em seu portfólio, os negócios associados diretamente às suas atividades principais, buscando maximizar seu posicionamento competitivo”, afirmou a maior produtora de aços planos do Brasil em comunicado.

Desde que assumiu a gestão da companhia em janeiro do ano passado, o presidente-executivo Julián Eguren tem trabalhado para ampliar a competitividade da Usiminas em meio à crise da indústria siderúrgica mundial. A Automotiva vinha há meses sendo citada pela administração da Usiminas como alvo de venda.

Entre os principais clientes da Automotiva Usiminas está a Ford, que usa as cabines produzidas pela empresa em seus caminhões. A Aethra incluiu montagem completa de cabines de caminhões em seu portfólio em 2003.

O mercado de caminhões brasileiro atravessa período de recuperação após o tombo sofrido em 2012. Em maio, as vendas de caminhões subiram 16 por cento, enquanto a produção disparou quase 46 por cento no mesmo período.

A Automotiva encerrou o primeiro trimestre com receita de 78 milhões de reais, crescimento de 35 por cento sobre um ano antes e equivalente a um sétimo do faturamento total de 546 milhões de reais da área Transformação da Usiminas, que inclui negócios de distribuição de aço.

(Por Alberto Alerigi Jr.)