A partir do próximo dia 7 de agosto, Pouso Alegre passa a contar com um novo espaço para a oferta de alimentos orgânicos. Todas as quartas-feiras, entre 7h e 13h, produtores rurais filiados à Central de Associações Orgânicos Sul de Minas estarão no pátio do Centro Municipal de Abastecimento (Cema – conhecido como Ceasa, na Avenida Vicente Simões, 1665) vendendo produtos diferenciados pela qualidade e a maneira como foram cultivados.

Voltada para o consumidor final, a feira reunirá agricultores pouso-alegrenses e de cidades da região como Ouro Fino, Brazópolis, Poço Fundo, São Lourenço, Pedralva, Carmo de Minas, Estiva, Caxambu e Santa Rita do Sapucaí. Uma variada opção de alimentos orgânicos será colocada em oferta. Quem comparecer à Ceasa encontrará banana, morango, feijão, arroz, batata, laranja, tomate, café, pimenta, ervilha, cenoura, mandioca, moranga, cebola, mexerica ponkan, geleias, pães, amendoim, hortaliças (alface, couve, brócolis, agrião, rúcula, repolho) entre outros produtos.

Além de ser um alimento saudável, livre de fertilizantes químicos, os orgânicos são produzidos com a adoção de técnicas sustentáveis de uso responsável do solo e da água. As plantações não recebem agrotóxicos e são artesanais, pois o cultivo é feito sem a mecanização.

A ideia de oferecer esse tipo de alimento à população da cidade surgiu em maio, quando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em parceria com a Emater/MG, Secretaria Municipal de Agricultura e Ministério da Agricultura, promoveu a 2ª Feira de Alimentos Orgânicos, na Praça Senador José Bento, em comemoração à 9ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Na ocasião, donas de casa que comparecem à feira pediram que a cidade tivesse um espaço permanente para a compra desse tipo de produto.

FEIRA ORGANICOS - FAIXA

Pensando em atender à demanda, o Instituto Federal, juntamente com a Emater/MG, incentivou as associações a definir um dia da semana para realizar a feira. Com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, a ideia acabou vingando e, a partir do dia 7, a Ceasa passará a ser orgânica todas as quartas-feiras. Quem for ao local, encontrará os produtos expostos em barracas montadas no pátio do Centro de Abastecimento.

Além de incentivar a constituição da Feira de Orgânicos, IFSULDEMINAS e Emater/MG estão apoiando os produtores desde a formação da Central de Associações, em 2012, cujo objetivo é fortalecer a agricultura orgânica na região, viabilizar a certificação participativa e conquistar novos mercados por meio da comercialização conjunta.

A Orgânicos Sul de Minas é constituída por nove associações e uma cooperativa, instaladas nas cidades de Pouso Alegre, Ouro Fino, São Lourenço, Poço Fundo, Brazópolis, Extrema, Guapé, Córrego do Bom Jesus, Sapucaí Mirim e Maria da Fé. Além do IFSULDEMINAS e Emater/MG, que são parceiros na realização, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre (Acipa) e do Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí (Sindvale)

Comunicação IFSULDEMINAS