A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito divulgou o primeiro balanço a cerca da implantação do pacote de melhorias para o transporte público m Pouso Alegre. Uma reunião na última quinta-feira (25) com representantes da concessionária de transporte, a empresa Princesa do Sul, o chefe da coordenação de Trânsito e a coordenadoria da Juventude pontuou os próximos estágios das mudanças previstas para acontecer em até quatro meses. Segundo empresa, implantação das medidas segue cronograma e cumprirá os prazos estipulados pela Prefeitura no início de julho.
O encontro serviu também para a apresentação dos primeiros resultados da fiscalização especial das linhas de ônibus implantada na segunda semana de julho. O grupo formado pelo chefe da fiscalização de trânsito, Leandro Médici Bernardes, o coordenador de Políticas Públicas para Juventude Wesley Carvalho e o agente de trânsito Rubens Massa. O grupo verificou horários, itinerários e entrevistou moradores que usam o transporte coletivo.
Atrasos e reclamações dos usuários por conta do que seria um número insuficiente de ônibus foram frenquentes. A partir do relatório apresentado pelo grupo, a concessionária do serviço já assumiu o compromisso de colocar mais seis ônibus para fazer a ligação dos bairros com o centro nos horários de pico a partir de 15 de agosto. Os itinerários e horários ainda serão definidos conforme a necessidade verificada junto aos usuários do serviço.
Acompanhamento
Na reunião, a empresa afirmou que a parte que lhe cabe no pacote de medidas apresentado pela Prefeitura no início de julho para melhorar a qualidade do transporte está dentro do cronograma. Conforme a empresa, “a implantação dos GPS nos ônibus está em andamento”. Conforme seus representantes Rogério Bertolucci e Charles Junqueira Pereira balizamentos técnicos estão sendo feitos para que o sistema possa entrar em operação.
O prazo também será cumprido na implantação do bilhete fácil, que permitirá a todos os passageiros fazer integração entre quaisquer linhas pelo período de duas horas. Ainda de acordo com a empresa, a ampliação dos pontos de vendas dos bilhetes está em curso com consulta a comerciantes. Também está em estudo a possibilidade de os cobradores vede-los nos ônibus.
As estruturas e coberturas que serão colocadas no terminal da Duque de Caxias e em outros diversos pontos da cidade já estão em produção. De acordo com os representantes da empresa, um novo abrigo será implantado na Praça João Pinheiro para uma fase de testes. “Outras reuniões voltarão acontecer nas próximas semanas. A ideia da administração é conferir cada vez mais transparência e rigor à fiscalização sobre as prestadoras de serviço. Um caminho pra isso, é criar canais para que os usuários possam avaliar o serviço”, destaca o secretário de Transporte e Trânsito Marcos Aurélio.