A primeira das oito medidas anunciadas pela Prefeitura para elevar a qualidade do transporte público de Pouso Alegre começa a valer a partir da próxima segunda-feira (12). O Bilhete Fácil vai integrar todas as linhas de ônibus da cidade. Pelo período de duas horas, será possível fazer baldeação de um ônibus para qualquer outro pagando apenas uma passagem. Para ter acesso ao benefício, não é necessário fazer nenhum cadastro junto à empresa concessionária, basta estar de posse do cartão magnético de passes, já em uso.

Hoje, a integração entre linhas de ônibus é restrita a alguns poucos destinos. O tempo disponível para utilizar o serviço também é menor, de apenas 1 hora. Com a mudança, moradores de qualquer ponto da cidade podem usar dois ou mais ônibus para chegar a destinos mais distantes, como no caso de um morador do Cidade Jardim que deseja ir até o bairro São João, pagando uma única tarifa. “Como é quase impossível oferecer linhas diretas entre os extremos da cidade, a integração é a maneira mais prática e justa de oferecer transporte acessível entre localidades mais distantes”, explica o secretário de Transporte e Trânsito Marcos Aurélio.

A integração alcança todas as 40 linhas regulares de ônibus da cidade e os 25 veículos de reforço acionados no horário de pico. “Todos os dias, entre 25 e 30 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo em Pouso Alegre. O Bilhete Fácil é um benefício que chega a todas essas pessoas, que podem fazer uso dele a qualquer momento. É, sem dúvida, um grande avanço para o transporte coletivo do município”, comemora o prefeito Agnaldo Perugini.

Sistema inédito

Comum nas grandes cidades brasileiras, a integração entre linhas de ônibus com tarifa única é uma novidade em cidades de porte médio como Pouso Alegre, primeira a oferecer esta possibilidade. Nas outras duas cidades-polo da região, por exemplo, o sistema de baldeação ainda é limitado a alguns destinos. “Dentre as medidas anunciadas pela Prefeitura, ao lado da redução da tarifa, essa é a mudança que vai gerar maior economia para quem utiliza o transporte coletivo. O tempo ampliado para duas horas também é uma inovação e uma comodidade a mais para os usuários do transporte público.”, aponta o secretário de Transporte e Trânsito.

Como o sistema que permite a integração entre os ônibus é eletrônico, ela só é possível através do cartão magnético. Para aqueles que ainda não possuem o cartão, basta ir até a sede da empresa Princesa do Sul, na Avenida João Beraldo, 567, e, de posse de seus documentos pessoais, preencher um formulário para sua emissão. Daí em diante, basta carregá-lo com créditos e utilizá-lo para pagar a tarifa.

Pacote de melhorias

A Prefeitura trabalha desde 2010 com ações imediatas e de médio e longo prazo para garantir fluidez no tráfego e melhor acomodação para os moradores que utilizam o transporte público. O trabalho integra o Plano de Urbanismo no eixo Trânsito e Transporte. Mas as recentes manifestações por melhorias no transporte coletivo ocorridas em Pouso Alegre e no país incentivaram a administração a criar uma força-tarefa e traçar um plano emergencial para acelerar a implantação de um pacote de medidas que vão elevar a qualidade e o atendimento no transporte público.

O pacote de medidas elenca oito grandes ações: Integração de 100% das linhas com o Bilhete Fácil (que começa a valer a partir da próxima segunda), revitalização do terminal urbano da Duque de Caxias, implantação de pontos regionais, implantação de corredores de ônibus, implantação de câmeras e GPS em todos os veículos, criação do Departamento Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, contratação de empresa especializada para realizar uma auditoria externa do transporte coletivo e ampliação da fiscalização do serviço.