A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre (SRS/PA), em parceria com a coordenadoria de Rede de Hipertensão e Diabetes e com o Instituto Mineiro de Pesquisas em Nefrologia (IMEPEM) de Belo Horizonte, realiza, nos dias 22 e 23 deste mês, a Capacitação Nova Linha Guia de Hipertensão, Diabetes e Doença Renal Crônica.

O evento, que vai ser realizado na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), na Unidade Fátima, tem como objetivo qualificar médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde, de cada cidade da jurisdição das Superintendências Regionais de Saúde de Pouso Alegre e Varginha, para transmitirem os conhecimentos adquiridos aos outros profissionais de seus municípios que atendem pacientes portadores dessas doenças.

Com a capacitação, é esperada a melhoria no atendimento e tratamento aos pacientes, o que resulta em uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, no menor risco de complicações decorrentes dessas doenças, por meio da organização de diretrizes clínicas e do processo de trabalho nas equipes de saúde, através das linhas guias de acompanhamento até a gestão de casos, permitindo ações diferenciadas para cada indivíduo.

Diagnóstico e tratamento

A Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mélitos são doenças crônicas, difíceis de serem diagnosticadas precocemente e que tem evolução silenciosa.
Os portadores destas doenças, uma população que cresce a cada dia, têm dificuldades para aderir ao tratamento e isso se torna um grande desafio para os profissionais de saúde, já que são eles os responsáveis pelas orientações de mudança no estilo de vida dos pacientes.

O tratamento se baseia em estratégias de educação e de modificação do estilo de vida, o que inclui mudanças de hábitos, como a suspensão do cigarro e do álcool, uma alimentação saudável aliada à prática de atividades físicas regulares e o uso de medicamentos.