Impulsionado pelos investimentos de empresas nos setores de Serviços e Indústria, nos meses de janeiro a agosto, Pouso Alegre é hoje o cidade que mais contrata no Sul de Minas. O município criou 2.084 novas vagas formais, 84% (1.766) de todas as oportunidades geradas na cidade em 2013 vieram dos dois setores. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão estatístico do Ministério do Trabalho.

Três grandes empreendimentos tem impacto decisivo hoje sobre o mercado de trabalho local. Dois deles no setor industrial, com a instalação da chinesa fabricante de máquinas pesadas XCMG e a construção do Centro de Distribuição de produtos da Unilever. O SerraSul Shopping fecha o grupo de super-contratadores. Juntos serão responsáveis pela contratação de até 4,5 mil funcionários diretos até 2014. “Se somarmos os empregos indiretos chegamos a uma conta que se aproxima de 10 mil postos”, completa Raphael Prado.

Mais empresas devem chegar

Pouso Alegre encerra essa semana uma série de missões diplomática e comercial à China. Dentre os objetivos da viagem está a atração de 26 empresas satélites que fornecem peças para a XCMG, para que se instalem em Pouso Alegre e região.