Acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participarão entre os dias 13 e 14 de setembro, no Hipermercado Baronesa, em Pouso Alegre, de uma Campanha para detectar casos de Hepatite C na região.

Uma equipe de acadêmicos de Enfermagem da Univás estará disponível para fazer o teste rápido de detecção da doença, à duração média de aproximadamente 15 minutos para execução de teste e leitura do resultado. A intenção da Campanha é atingir pessoas entre 35 e 65 anos de idade, que apresentem fatores de risco para a doença, tais como pessoas que fizeram cirurgias de grande porte, transfusão de sangue antes de 1992, profissionais de saúde, usuários de drogas, pessoas com tatuagens e pessoas que trabalham com material perfuro cortantes. “Nosso objetivo é promover o diagnóstico precoce, fator crucial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem se manifestar, causando desenvolvimento de doenças como cirrose, por exemplo”, aponta o professor do curso de Medicina da Univás e hepatologista, Mário Benedito Costa Magalhães.

Números alarmantes demonstram o cenário de infecção pelo vírus da Hepatite C no mundo: cerca de 90% dos infectados só descobrem quando o problema já está muito avançado. No Brasil, a situação não é diferente, pois estimativas mostram que há aproximadamente três milhões de pessoas infectadas e a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os vírus das hepatites B ou C – um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids.

Quanto mais precoce for o diagnóstico dos pacientes com Hepatite C, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado. Cerca de 20% dos infectados eliminam o vírus espontaneamente. Entre os 80% restantes, quase dois terços se recuperam se tratados corretamente. Todas as pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhados para acompanhamento com médicos especialistas.

A Campanha “Hepatite C. Quebre o Silêncio” em Pouso Alegre acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, das 9h às 18h, no Hipermercado Baronesa e os testes são gratuitos.

Por Lucas Silveira – Ascom/FUVS