Rodeio clandestino
Rodeios clandestinos tem acontecido na zona rural

Poucas pessoas compareceram para discutir em uma audiência pública a proibição dos rodeios em Pouso Alegre. A audiência foi realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira(25). Com o objetivo de acabar com os maus tratos aos animais, o vereador Hélio da Van pretende colocar em pauta para votação um projeto de Lei que prevê o fim dos rodeios e eventos similares no Município de Pouso Alegre.

Segundo o vereador Hélio da Van, todos os projetos deveriam passar por audiências públicas.

“Principalmente este, que é um Projeto polêmico, porque existe uma discussão com pessoas afirmando que na cidade não existem rodeios e de outro lado, os protetores dizendo que são realizados rodeios de forma clandestina. E o projeto visa proibir todo evento que envolve esses animais”, explica Hélio da Van.

9953914525_5f787cb842_z

O debate contou com a presença da bióloga, Dra. Sônia Fonseca, presidente do FNDPA (Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a médica veterinária, Dra. Fernanda Beda, presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV (Conselho de Medicina Veterinária do estado de São Paulo).De um lado os defensores da prática dos rodeios e de outro os defensores da causa animal.

Pedro Herculano, que defende a prática dos rodeios, disse que os animais são preparados para as provas e que hoje em dia não sofrem maus tratos.

9953933746_b5f1736d15_z

O criador Anderson Luiz da Fonseca, por sua vez, concorda que existem pessoas que não gostam de animais e que judiam, mas não é todo mundo que maltrata.

“Quem gosta, cuida e zela como se fosse da família. Tudo na vida tem o bom e o ruim, mas aqui em pouso alegre, com certeza os animais que participam de eventos são bem cuidados”, afirmou.

A presidente da ONG SOS Bichos, Carla Viviane Fernandes, disse que é preciso pensar na questão legal, antes da emocional.

“De acordo com a Constituição Federal, todos devem zelar pelos animais. Os animais não são palhaços para nos divertimos com eles nos rodeios e a grande maioria das pessoas vão aos eventos pelos shows de música. Pouso alegre é uma cidade industrializada e não são os rodeios que vão agregar mais renda ”, ressaltou.

9953943224_de320be4dd_z

A bióloga Dra. Sônia Fonseca, especialista na causa animal, exibiu um slide mostrando como os animais são judiados, o uso de sedém apertando a virilha e comprimindo os órgãos internos e dados da USP dizendo que os estímulos são extremamente dolorosos.

“Sem esses estímulos os animais não saltam, pois não é de sua natureza. Antes dos rodeios, os animais ficam fechados em bretes e pessoas usam objetos pontiagudos para estressá-los, causando vários ferimentos e cicatrizes irreversíveis”, relatou.

Uma nova Audiência deverá ser realizada, em data ainda não definida, para discutir o assunto antes da votação do Projeto.