Foi aberto nesta segunda-feira, 14 de outubro, o prazo de inscrição para os novos cursos recém-aprovados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). O ingresso será já no primeiro semestre de 2014 e as inscrições estão abertas até 7 de novembro, no endereço www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.

Além das quase 60 opções de formação já disponíveis, agora os candidatos poderão escolher também entre os seguintes cursos, nos níveis técnico e superior:

Curso Unidade ofertante Vagas
Especialização Técnica em Urgência e Emergência Câmpus Muzambinho 40
Especialização Técnica em Urgência e Emergência Câmpus Passos 40
Técnico em Eletrotécnica Integrado Câmpus Poços de Caldas 35
Tecnologia em Gestão Ambiental Câmpus Poços de Caldas 35
Engenharia Civil Câmpus Pouso Alegre 35
Engenharia Química Câmpus Pouso Alegre 35

Os novos cursos foram aprovados pelo Conselho Superior do IFSULDEMINAS, em reunião realizada no dia 11 de outubro de 2013, e já estão autorizados a iniciar seu funcionamento.

As informações referentes ao processo seletivo desses cursos estão disponíveis no Edital complementar nº 24/2013. O candidato que for se inscrever terá disponível o novo sistema de inscrições, desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação. Ao acessar a página, é preciso fornecer CPF, data de nascimento e selecionar a opção “Edital – Vestibular 2014”. A partir daí, iniciará os passos obrigatórios do processo de inscrição.

Terá que preencher seus dados pessoais; fornecer um e-mail válido, para onde serão enviadas informações sobre a inscrição; escolher o curso e o câmpus onde pretende estudar; responder ao questionário socioeconômico; e finalizar a inscrição, gerando o boleto para pagamento da taxa (R$ 25 para cursos técnicos e R$ 50 para cursos superiores).

A inscrição é confirmada somente após o pagamento, que deve ser efetuado em qualquer agência do Banco do Brasil. O prazo máximo de quitação é 8 de novembro. A isenção da taxa pode ser solicitada até 18 de outubro pelos candidatos que atenderem aos requisitos do edital.

Opções de cursos

Para o Vestibular 2014/1, o IFSULDEMINAS tem várias opções de formação. Quem irá cursar o Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica, pode optar por um dos cursos técnicos integrados. Já quem possui o Ensino Médio completo, deve escolher um entre os cursos de graduação ou um entre os cursos técnicos subsequentes.

Entre as opções de formação profissional disponíveis estão cursos técnicos de Agropecuária, Informática, Alimentos, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Meio Ambiente, Vestuário, Comunicação Visual, Mecânica, Eletrotécnica, Agrimensura, Administração, Química; e cursos de graduação como Engenharia Agronômica, Educação Física, Ciência da Computação, Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Computação, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Cafeicultura.

Os cursos são oferecidos nas unidades do IFSULDEMINAS localizadas nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Há ainda oportunidades nos polos de rede de Capetinga e Guaxupé.

Metade das vagas são destinadas a pessoas que atenderem aos requisitos da política de cotas. Além disso, o IFSULDEMINAS destina 5% das vagas para pessoas com deficiência comprovada em laudo médico. No caso dos cursos superiores, 70% das vagas serão disponibilizadas pelo SiSU, cujo ingresso ocorre com a nota obtida no Enem.

As provas estão marcadas para o dia 1º de dezembro, das 8h às 12h, nos respectivos locais de oferta de cursos. Outras informações na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.