O período de realização do ‘Outubro Rosa’, programa de prevenção e conscientização contra o câncer de mama, chegou a metade ontem(15). Neste mês de outubro, as mulheres que estão na faixa prioritária, entre 40 e 69 anos, podem solicitar o exame de mamografia gratuitamente no prédio da Secretária de Saúde, na Avenida João Beraldo, Centro. Antes, porém, é necessário fazer o encaminhamento médico em qualquer posto de saúde da cidade. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O exame de mamografia é capaz de detectar sinais do câncer de mama ainda em seu estágio inicial. A descoberta precoce é um dos fatores determinantes para a cura. “É uma doença que tem grande incidência e que fragiliza muito as mulheres. Seu combate é também um símbolo do trabalho em prol da qualidade de vida e da saúde da mulher”, observa a secretária de Direitos Humanos Anete Perrone.

No Brasil, o Ministério da Saúde estima que 52,6 mil casos surjam a cada ano, média de 52 casos para cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.