Os procedimentos que devem garantir a sobrevivência da copaíba centenária do bairro Árvore Grande começaram a ser executados na manhã desta quinta-feira (28). A árvore vai passar por uma poda de conformação para que seja restabelecido seu equilíbrio. A ação também elimina o risco de novas quedas de galhos que poderiam ferir moradores e frequentadores da praça que abriga a planta.

foto-6

A ação começou pelas extremidades da copa que ainda exercia pressão sobre a parte caída da árvore. Alguns galhos maiores, em risco iminente de queda, também foram retirados. A poda agora segue para a copa do segmento principal do tronco da copaíba. Apesar de intacta, esta parte da planta perdeu o equilíbrio com a perda de parte do tronco. Teme-se que, com o tempo, também ela não aguente o peso exercido pelos extensos galhos e folhagem.

Os técnicos ambientais praticamente descartaram a possibilidade de tentar unir novamente à base da àrvore a parte do tronco que cedeu. “A junção das duas partes é inviável. Como não há riscos para a sobrevivência da planta, optamos por trabalhar a poda de forma a preservar os galhos maiores”, explica diretor de Meio Ambiente Matheus Andrade. A tendência, segundo ele, é que alguns dos galhos permaneçam tocando a superfície da praça a partir de agora.

'Arvore Grande' desabou. Foto: Ademar Ribeiro Gomes / Reprodução Facebook.
‘Arvore Grande’ desabou. Foto: Ademar Ribeiro Gomes / Reprodução Facebook.

O diretor da Secretaria de Meio Ambiente tranqüiliza os moradores do bairro. A avaliação dos técnicos é que a árvore não corre risco. “A planta tem totais condições de sobreviver. O que muda, a partir de agora, é apenas sua disposição na praça, mas acreditamos que ela ainda terá vida longa”, assegura. Ainda de acordo com o diretor, conforme a nova disposição dos galhos, a árvore será isolada por uma grade. O paisagismo da praça também sofrerá mudanças para se adaptar à copaíba. Além disso, o tronco da árvore deve receber um novo sistema de escoramento.

Além dos trabalhos de poda e escoramento, a fissura que atingiu parte do tronco da Árvore Grande será alvo de um tratamento fitossanitário. A medida vai impedir a proliferação de fungos e pragas, evitando o apodrecimento do tronco.