A proximidade do verão e o período chuvoso são condições propícias para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. No último mês o Ministério da Saúde divulgou um mapa da doença que registrou seu avanço em todo o país. Atenta às condições adversas, as equipes do Departamento de Zoonoses, órgão ligado à Secretaria de Saúde, programa um plantão epecial para o fim de ano.

Apesar de o município não registrar nenhum caso da doença, com a ajuda da população, o departamento já identificou 131 focos do mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti. O trabalho agora é de monitoramento dos locais para que não haja a proliferação das larvas.

aedes

A força tarefa de conscientização e mobilização continua. Neste final de ano, as equipes estarão de plantão para intensificar os trabalhos e evitar a introdução do mosquito no município. Serão feitas visitas diárias às residências e locais que possam servir à proliferação do mosquito. “O plantão de final de ano vai reforçar os trabalhos dos agentes e garantir que Pouso Alegre continue sem nenhum registro da doença”, afirma o coordenador municipal de Zoonoses, Ramiro Pereira.

O coordenador ressalta que a população tem papel decisivo no combate à dengue. O departamento mantém contato estreito com a população. Nos casos em que moradores identificam locais que possam servir à proliferação das larvas que originam o mosquito da dengue, basta entrar em contato com a Zoonoses pelo telefone 3449-4007.