O pousoalegrense Gustavo Fechus venceu o edição 2013 do “Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura”, na categoria Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Publicações e do Suplemento Literário, o prêmio contou com a participação do BDMG Cultural em seu 6º ano.

Gustavo Fechus
Gustavo Fechus

A categoria, que tem como objetivo a descoberta de novos talentos mineiros ou residentes no estado, inclui, na premiação, bolsa mensal, de seis meses, para pesquisa e edição de textos literários. Gustavo Fechus, já é conhecido pelo BDMG Cultural. O escritor e músico também se apresentou no recital do Jovem Músico BDMG, no Palácio das Artes, em outubro.

Gustavo participou do Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural com o romance “O narrador”.

“Submeti ao concurso os quatro primeiros capítulos do meu romance e agora estou muito feliz com a possibilidade de descobrir como ele vai acabar”, afirmou o jovem de 24 anos.

Para ele, 2014 será de muito trabalho, uma vez que a premiação possibilitará o desenvolvimento da sua criação literária, que demanda tempo integral do autor.

O vencedor destaca a importância de premiações como essas para jovens músicos e escritores.

“Iniciativas como essas precisam ser multiplicadas. Projetos como esses procuram descobrir novos talentos”, afirmou Gustavo.

O músico é natural de Pouso Alegre. Graduado em letras, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especializou-se em revisão de textos e é professor de literatura e língua portuguesa em curso pré-vestibular e no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto. Em 2009, venceu o Prêmio Luiz Vilela, com o conto “Meu nome é qualquer um”. No ano seguinte, em parceria com a sua mãe, a escritora Gislaine Buosi, publicou “Primeira Pessoa”. O músico também é formado em violino, no Conservatório de Música Juscelino Kubitscheck.