No dia 05 de dezembro, a Unidade de Atenção Primária da UNIVÁS (Universidade do Vale do Sapucaí) promoveu a 1ª Assembleia Avaliativa do Projeto de Saúde Mental que a Universidade realiza no bairro São João. Realizada no Salão Paroquial do bairro, a Assembleia reuniu profissionais das equipes Unidade de Atenção Primária da Saúde (UAPS) do bairro São João, Estratégia Saúde da Família (ESF) e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Estas equipes se encontraram para avaliar todos os trabalhos realizados em 2013, essencialmente com foco em saúde mental. A partir das oficinas e discussões, foram levantadas estratégias, dificuldades, propostas de trabalho e planejamento entre as equipes para 2014.

000000307400004

Durante o evento, o professor Aidecivaldo Fernandes fez um breve relato sobre as atividades realizadas durante o ano. “Desde maio os profissionais da saúde têm se reunido para discutir e propor melhorias para as unidades de serviço do bairro São João. Assim estamos conseguindo melhorar a integração da rede de cuidados do bairro”, disse.

Para a Coordenadora Assistencial Tatiana Loiola, a meta é ter mais integração entre os serviços de saúde que o bairro compõe. “O evento teve repercussões positivas para as equipes. Como Universidade,temos o papel de atuar cada vez mais na efetividade dos serviços e na busca da qualidade do atendimento a população”, afirmou.

Os colaboradores participaram de grupos de trabalho e avaliação com os temas: trabalho em equipe, resolutibidade dos casos e novas ferramentas ou dispositivos de trabalho. Ao final da reunião houve uma apresentação plenária e a apresentação do Planejamento para 2014

A Unidade de Atenção Primária a Saúde do Bairro São João

0000003074001

UAPS SJ é uma unidade de atendimento e atenção primária, segundo diretrizes mais atualizada no âmbito do SUS, é a porta de entrada e o eixo organizador do Sistema, cadastrada entre os estabelecimentos de saúde de Pouso Alegre, cuja mantenedora integral é a UNIVÁS. Tem como objetivo o atendimento à população do bairro São João e o estágio supervisionado de atenção primária dos alunos da área da Saúde, com média diária de 30 integrantes, acompanhado de preceptores de cada curso especifico. Conta com quadro de pessoal fixo de 10 colaboradores, incluindo liderança, enfermagem, administrativa e apoio.

Atende boa parte das demandas de saúde do próprio Bairro São João, além da demanda de alguns bairros adjacentes, somando uma população geográfica estimada em 25.000 pessoas. Diariamente, atende em média 200 pacientes. Toda a assistência prestada à população objetiva a promoção da saúde, prevenção de riscos e doenças, bem como reabilitação.