A Prefeitura de Pouso Alegre lançou na última sexta-feira (06) a primeira fase do plano de preservação e recuperação de seus recursos hídricos. Trata-se do programa Produtor de Águas. Coordenado pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Planejamento, ele vai recuperar a vegetação no entorno das nascentes, proteger sua vazão e restabelecer a qualidade da água. O objetivo final da mobilização é a recuperação do Rio Mandu.

interna-2

Para o primeiro ato do programa, foi escolhida uma área verde do bairro Belo Horizonte. No local, próximo a uma nascente, foi lançada a pedra fundamental que marca o início das atividades. A fonte de água do bairro Belo Horizonte foi completamente limpa e cercada. 300 mudas de árvores nativas foram plantadas. Um dos objetivos do programa é a mobilização da comunidade. Na primeira ação, alunos da Escola Municipal Jandyra Tosta de Souza participaram do reflorestamento.

O secretário de Meio Ambiente explica que os trabalhos na nascente do bairro é apenas o início de um projeto maior. “Estamos identificando os mananciais com maior fluxo par revitalizarmos a partir da limpeza, reflorestamento e proteção do curso d’água. Quando concluirmos essa primeira etapa, daremos um passo importante para a revitalização de nossos recursos hídricos, marcadamente o Rio Mandu”, diz.

A próxima nascente que passará pelo processo está localizada na zona rural. Também ela foi escolhida por conta de seu fluxo e nível de importância para as bacias de Pouso Alegre. O prefeito Agnaldo Perugini lembra que o desenvolvimento econômico acelerado da cidade não pode colocar o meio ambiente em segundo plano. “Pelo contrário, se queremos crescer com qualidade de vida, precisamos, cada vez mais, preservar nossas matas, nossos rios e toda a diversidade biológica que esses ecossistemas abrigam. Nós dependemos do equilíbrio natural para seguirmos em frente sem a ameaça de vermos nossas condições de vida ficarem piores”, avalia.