predio-historico

A mudança da Biblioteca Municipal ‘Prisciliana Duarte de Almeida’ para sua nova sede teve início esta semana. Desde segunda-feira (20), os funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo começaram a fazer o transporte do acervo de mais de 50 mil livros para o prédio histórico que abrigou o Fórum de Pouso Alegre até 2011. O transporte de mobiliário, livros e a finalização do layout do novo endereço devem levar até 60 dias.

Concluídos o transporte do acervo e a acomodação da Biblioteca no prédio, a Secretaria de Cultura começará a organizar os novos serviços e espaços que serão oferecidos a partir de agora. Serão disponibilizadas duas salas para estudos em grupo, local que permite discussões coletivas em torno de leituras e pesquisas em um espaço reservado; uma sala multimídia com data show e sistema de som; e, unindo o mundo dos livros à era virtual, a biblioteca ainda ganhará um conjunto de computadores com acesso à internet para pesquisas.

“Assim que concluirmos a mudança, o que deve levar em torno de 60 dias, vamos restabelecer a rotina da biblioteca. O próximo passo é organizar e colocar em funcionamento os novos espaços e serviços que vamos oferecer no novo prédio”, explica o secretário de Cultura, José Clévio.

Revitalização do prédio histórico

O prédio histórico que abrigou o Fórum foi completamente revitalizado para sediar a biblioteca. Seus contornos arquitetônicos clássicos vão conferir charme e glamour à Biblioteca Municipal. Charme que foi retocado com nova pintura interna e externa, readequação da fiação elétrica e tubulações e revitalização completa da fachada. Todas as intervenções, no entanto, conservaram suas características originais, por se tratar de um patrimônio tombado.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, a mudança da biblioteca para um prédio histórico e que lhe servirá de sede definitiva, depois de ela passar por vários endereços ao longo das últimas décadas, simboliza a consolidação dos valores culturais e históricos do município, que tem investido cada vez mais na preservação de seu patrimônio. “É um momento muito especial para a cultura, o conhecimento e a história de Pouso Alegre. A Biblioteca Municipal terá, a partir de agora, todas as condições para exercer sua função de servir à perpetuação e disseminação da memória e do conhecimento do nosso povo”, conclui.

Histórico

A Biblioteca Municipal de Pouso Alegre foi inaugurada em 13 de maio de 1978. Seu primeiro endereço foi o número 256 da Rua Adolfo Olinto. Passou pela Rua Marechal Deodoro, pela Adalberto Ferraz, onde funciona hoje o prédio do Bradesco. Foi abrigada também no espaço onde hoje funciona a Secretaria de Cultura, passou pelo prédio da antiga Estação Ferroviária, pela Rua João Basílio e finalmente retornou à rua que é hoje seu atual endereço, a Adolfo Olinto.

A Biblioteca atende cerca de 3,8 mil pessoas por mês. Oferece serviços como pesquisas e empréstimos de livros (romance, poesia, biografia, filosofia, livros de auto-ajuda, esotéricos, didáticos, livros em braile), revistas e jornais.

Informações: Asscom/PMPA