Pais participaram de manifestação das creches. Foto: Fernando Lima
Pais participaram de manifestação das creches. Foto: Fernando Lima

País e funcionários de creches filantrópicas fizeram uma manifestação em Pouso Alegre (MG) nesta terça-feira (28). Eles alegam que o repasse de verba da prefeitura é insuficiente para que as creches exerçam suas atividades.

O protesto aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e passou pelo centro da cidade. Os manifestantes levaram cartazes, faixas e até nariz de palhaço.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Jésus de Souza Pagriarini, a verba repassada pela prefeitura cobriria no máximo 50% das despesas da creche. Ele ainda contou que enviou um ofício à prefeitura, informando que o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que chega às creches está abaixo da metade do que o município recebe:

“Esse repasse que vem da prefeitura deve cobrir no máximo 50% de nossas despesas. Tentamos conversar com a própria secretaria de Educação que ficou de marcar uma reunião com o executivo em novembro, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta”.

A Prefeitura de Pouso Alegre informou por nota que os repasses para entidades educacionais vão continuar sendo feitos normalmente.