1441514_259119964236076_682804451_n

Um dos grandes símbolos da cultura pousoalegrense, o Mercadão, ganhará um livro neste sábado (8). Com lançamento marcado para as 10h00 no mercado municipal, o livro “Mercado Municipal de Pouso Alegre: o cotidiano na cidade” tem o intuito de refletir o movimento citadino, frente às demolições e reformas ocorridas no prédio no período de 1893 a 2004. Levando em conta as transformações que ocorreram desde a presença de um comércio informal à construção de um espaço institucionalizado na cidade, o livro procura discorrer sobre as mudanças urbanísticas e os conflitos sociais em torno desse espaço público, possibilitando, assim, uma nova abordagem historiográfica da cidade.

Segundo o autor Fernando Henrique do Vale, historiador, este trabalho é relevante, pois leva o leitor a compreender a historia de Pouso Alegre, a partir de uma reflexão das praticas sociais e culturais em torno da área central da cidade.

Para a autora Ana Eugênia Nunes de Andrade, historiadora, a temática central do livro é de extrema importância para a historiografia regional, devido a existência do prédio desde o século XIX. No livro, as dinâmicas comerciais da cidade e as políticas públicas em torno do Mercado Municipal recebem foco, além de priorizar o espaço como um bem cultural para os moradores e visitantes da cidade.

Por fim, os autores indagam a cidade que cresce rapidamente, com a vinda de indústrias e novas tecnologias. Há um aumento populacional significativo, transformando assim as dinâmicas do município. Com isso, as práticas culturais acabam sendo sufocadas em virtude de outros investimentos e interesses políticos, sendo que algumas ainda mantêm-se vivas em resistência às novas tendências do comércio.