Garis protestam por pagamento de beneficios. Foto: Douglas Vasconcelos  / Reprodução Facebook
Garis protestam por pagamento de beneficios. Foto: Douglas Vasconcelos / Reprodução Facebook

A paralisação dos garis de Pouso Alegre terminou na tarde desta segunda-feira (10).  O fim da paralisação aconteceu nesta tarde, após a empresa terceirizada pela prefeitura, pagar aos garis os benefícios que estavam atrasados havia 2 meses. Os trabalhadores receberam o vale refeição, o adicional noturno e as horas extras, que estavam atrasados há dois meses.

O pagamento aconteceu após um acordo realizado em reunião na manhã desta segunda-feira. A reunião entre os Garis e a empresa Arbor Serviços e Manutenção foi mediada pela prefeitura de Pouso Alegre.

O acordo ainda prevê que a empresa deva trocar até esta sexta-feira (14) todos os caminhões utilizados no serviço.

Manifestação

Na noite do último sábado (8), pelo menos 30 garis contratados por uma empresa terceirizada pela prefeitura interditaram com lixeiras e sacos de lixo o cruzamento das Avenidas Vicente Simões e Doutor Lisboa, no Centro da cidade. Eles reivindicavam os benefícios que estavam atrasados há dois meses. Eles também reclamavam das condições de trabalho e que não passaram pelo exame adimicional. Com a paralisação, o lixo se acumululou em alguns bairros da cidade.

Troca de empresas

Até o final de 2013, o serviço de coleta na cidade era feito por outra empresa. Suspeito de superfaturamento, em julho de 2013 o Tribunal de Contas do Estado determinou que o contrato não fosse renovado e que uma nova licitação fosse realizada. Com o fim do contrato, a prefeitura contratou em caráter de urgência a Arbor Serviços e Manutenção, mas desde então o serviço de coleta vem sido alvo de inúmeras criticas dos moradores. O contrato com a empresa tem validade até o final de março, com possibilidade de prorrogação por mais 3 meses.