Garis protestam pelo pagamento de salários. Foto: Radialista Chock / Reprodução Facebook
Garis protestam pelo pagamento de salários. Foto: Radialista Chock / Reprodução Facebook

Garis de Pouso Alegre estão fazendo um protesto na noite deste sábado (8) em Pouso Alegre. Os garis reivindicam o pagamento de salário atrasado, dois meses de horas extras, cesta básica e ticket alimentação. Alem do pagamento dos atrasados, os garis reividicam melhores condições de trabalho.

No protesto desta noite, os garis fecharam o cruzamento da Avenida Dr. Lisboa com a Avenida Vicente Simões usando sacos de lixos. Em um vídeo postado no youtube, os garis disseram que chegaram a ser ameaçados de demissão caso fizessem a greve.

Confira as fotos abaixo:

Suspeita de superfaturamento no contrato

A coleta de lixo esta sobre responsabilidade da prefeitura desde o começo deste ano. Isso por quê o TCE (Tribunal de Contas de Minas Gerais) apontou irregularidades no contrato de limpeza urbana, inclusive suspeita de um superfaturamento no valor de mais de 2 milhões de reais.

Diante deste quadro, em julho do ano passado o TCE determinou que o contrato com a empresa KTM não fosse renovado e que uma nova licitação fosse realizada. A prefeitura seguiu a determinação do TCE, não renovando o contrato, mas não fez a licitação durante os 6 meses que faltavam para o encerramento do contrato.

Coleta de lixo sob responsabilidade da prefeitura

Em janeiro deste ano a prefeitura assumiu a responsabilidade pela limpeza urbana do município. Para a realização do serviço, a prefeitura esta dispondo de 40 coletores e 5 caminhões. Mas desde o início da operação, até hoje, o serviço de limpeza urbana tem sido alvo de muitas criticas da população. Segundo o que informa a nota oficial da prefeitura, emitida no início de janeiro, uma nova licitação deverá ser realizada nos próximos 30 dias.