Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Março é o mês para começar a visitar Jacutinga, pois a cidade, localizada no Sul de Minas, começa a receber visitantes de todo Brasil para conhecer a coleção Outono-Inverno 2014. As lojas e vitrines já estão prontas com as novas tendências da coleção da temporada mais fria do ano.

Foto: Divulgação Acija
Foto: Divulgação Acija

A ACIJA (Associação comercial, Industrial, Agropecuária de Jacutinga) e Prefeitura Municipal, estão preparando diversas ações de marketing para divulgar a cidade, entre elas a contratação da atriz Karina Bacchi. “Com a imagem da Karina Bacci em nossas peças publicitarias, acredito que teremos uma divulgação ainda melhor de nossa cidade. Fizemos um ensaio fotográfico com diversos looks para atender as diversas campanhas que teremos durante o ano”, confirma Dennys Bandeira, presidente da ACIJA.

O Lançamento da Coleção Outono-Inverno 2014 irá apresentar aos lojistas de todo Brasil, guias e público em geral, as principais tendências no setor retilíneo, que nesse inverno será bem colorido devido ao ano da Copa. O vermelho também será forte, assim como preto e o cinza; As cores neutras vão do off-white até o caramelo. Permanecem os tons do verão: pink, verde Brasil, maravilha, amarelo e azul royal.

As lojas da cidade começaram a ficar abertas até mesmo nos finais de semana. “Neste mês, todas já estarão com suas coleções de inverno em suas vitrines”, informou Bandeira.

A cidade de Jacutinga-MG possui atualmente um parque têxtil com aproximadamente 1.300 fábricas em funcionamento e cerca de 750 lojas que atendem atacado e varejo e que retratam muito bem a estratégia de competição dos empresários locais, focada de forma intensa, no conceito de agregar cada vez mais qualidade e design aos produtos. A Cidade é referência nacional e até internacional no segmento e atualmente exporta para mais de 30 países, sendo ainda um dos maiores exportadores de vestuário do estado de Minas Gerais, com aproximadamente 30% do total exportado.

Tendências Outono-Inverno 2014

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cidade, mais conhecida pelas malhas e tricôs, lança sua coleção a fim de apresentar as principais tendências no setor retilíneo.

Confirmando as pesquisas de Moda nos Estados Unidos e Europa, os estilistas da cidade confirmam uma mistura de tricô com tecidos. A estamparia também está presente. Os fios usados pelas malharias de Jacutinga como mousse, fios de lã e fios diferenciados estão com tudo neste Inverno.

Pontos flotados (vazados), rendados e tranças também estão em alta nesse inverno e as peças-chave são os jacards, cardigans, blusas amplas, casacos curtos e vestidos midi. As estampas em alta são xadrex, animal, onça e foil.

O segredo de Jacutinga-MG está na criatividade e na versatilidade da produção que nesse inverno terá como foco as texturas e os efeitos de superfície que conferem o tecido com renda, couro e transparência.

Jacutinga-MG em números

Representação da Cidade em nível nacional: 30% da produção nacional de malhas retilíneas.
Representação no setor de exportação: uma das maiores exportadoras de vestuário do estado de Minas Gerais.
Exportação: mais de 30 países.
Marcas conhecidas internacionais que comercializam as malhas de Jacutinga: Harrods (Inglaterra), Anthropologie (Nova York), Zara (Europa e Mercosul), etc.
População: 23 mil habitantes.
Localização: Sul de Minas Gerais.
Fábricas em funcionamento: 1.300.
Lojas de varejo: 750.
Empregos gerados na temporada (março a julho): mais de 6.000.
Produção na temporada de inverno: cerca de dois milhões e meio de peças produzidas mensalmente na Cidade.