Os três casos de dengue registrados em Pouso Alegre este ano, e o aumento de casos na região, fez com que a Prefeitura de Pouso Alegre decretasse estado de alerta na cidade. 

Uma força-tarefa envolvendo todos os departamentos do governo foi criado. Nesta quarta-feira (16), um mutirão de fiscais se juntou a equipes de agendes de Saúde e estão fazendo varreduras em todos os bairros à procura de focos do mosquito. Eles vão identificar e notificar donos de lotes vazios que não mantêm seus terrenos limpos.

imb0261066

Alem das ações de prevenção e combate ao mosquito, uma proposta será enviada pelo Executivo à Câmara nos próximos dias. A intenção é alterar a legislação municipal para aumentar o rigor sobre a fiscalização de lotes vazios e a criação de um gabinete de gestão de crise.

A dengue mata

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença infecciosa febril. Das quatro formas conhecidas de dengue, “sorotipo 4” é a que mais tem crescido entre a população mineira, e se não for tratada pode levar á morte.

Como prevenir

Não deixe acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Estima-se que em 80% dos casos os focos do mosquito são encontrados na residência.