Willian de Abrête Pinto

Indicação: Ney Borracheiro

14030023206_83307cf61b_z

Nascido em Belo Horizonte, Willian de Abrête Pinto, filho de Pedro Abrete Pinto e Maria das Graças Pinto é casado com Adriana Lúcia Pinto, com quem tem três filhos: Aline, Ramon e Ronan. Começou a trabalhar com 11 anos de idade no setor comercial, trabalhou também no setor metalúrgico, como operador de prensa, técnico em produção e no laboratório do Hospital.

Prestou concurso público para carreira de Agente de Segurança Penitenciário em 1994 onde conquistou o sétimo lugar na classificação geral. Trabalhou 6 anos no Complexo Penitenciário Nelson Hungria em Contagem, sendo coordenador e inspetor de equipes de segurança. Em 2001 foi transferido para Polícia Civil, trabalhando na Delegacia de Furtos e Roubos em BH onde prestou serviços por 4 anos. Novamente prestou concurso interno para o Comando de Operações Especiais sendo aprovado com excelência.

Por se destacar na Diretoria de Segurança Externa foi indicado para assumir a direção do presídio de Pouso Alegre em 2012. Com dois meses na direção do presídio foi contatado pelo Governo sobre a possível assunção da cadeia pública de Extrema que era administrada pela policia civil, dias após passou a fazer parte da 17ª Risp, como diretor. Assumiu também a cadeia pública de Ouro Fino, que agora também pertence a SUAPI, desbravando alguns municípios do Sul de Minas, se tornando responsável por presídios de oito cidades da 17ª RISP.

Determinado a melhorar o relacionamento com as instituições da cidade, iniciou parcerias com OAB, Prefeitura de Pouso Alegre e cidades vizinhas Pastoral Carcerária, Igreja Cristã do Brasil, empresários da Suzuki Motors, Juiz Dr. Valter, Guarda Municipal, Secretaria de Esportes, dentre outros. Logo foram iniciados trabalhos importantes como horta comunitária beneficiando instituições com as hortaliças, conserto de viaturas e aquisição de 4 viaturas novas inclusive uma ambulância, inauguração de um salão família, reforma nos jardins com mudas do horto florestal, pintura nos meio fios, dentre tantas outras obras. A empresa TRUSS armações vai instalar produção dentro do presídio gerando 30 empregos para os detentos. Cerca de 36 detentas já trabalham no interior da unidade. Há também a banda Fênix, um projeto de música para os detentos tocam instrumentos, cantam músicas nacionais e internacionais, recebendo convites mensalmente para apresentação.