José Arlindo de Souza

Indicação: Hélio Carlos de Oliveira

14049962841_fbbe0ed46a_z

Nascido em Cachoeira de Minas, José Arlindo de Souza veio para Pouso Alegre aos 3 anos de idade. Décimo primeiro filho de Luiz Pereira de Souza e Luzia Pereira de Souza, lutou desde cedo, buscando melhorias para sua vida.

Morador do bairro São João, foi um dos fundadores do grupo JUMAC (Juventude Unida no Amor em Cristo), promovendo gincana, bingos, rifas, arrecadação de alimentos, tudo em prol das famílias carentes do bairro. Participou também da pastoral litúrgica com participação nas missas, coral e catequese.

Após 13 anos no grupo coordenando vários projetos sociais, tornou-se Ministro da Eucaristia, função que desempenhou com louvor por quase sete anos e além de auxiliar na igreja, visitava os doentes levando a eles o conforto através de orações.

Ajudou na fundação da associação de moradores do bairro, onde permaneceu por oito anos, obtendo diversas melhorias para a comunidade do São João, entre elas: posto de saúde, posto policial, ambulância, pronto atendimento entre outras melhorias.

José Arlindo de Souza, é artesão e seus trabalhos podem ser vistos na igreja do bairro, onde estão expostos oratórios, vasos de decoração, entre outros objetos.
Um de seus trabalhos mais expressivos é a Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, construída inteiramente com palitos de fósforo, trabalho que consumiu cerca de 16 mil palitos e já foi exposto em diversos locais, entre eles o Exército, Catedral e Museu Histórico Tuany Toledo.

Atualmente faz parte do Conselho Central da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro São João, onde desempenha várias funções junto à comunidade. É também coordenador do grupo de teatro que realiza apresentações durante a semana santa, onde ele próprio elabora textos, cuida dos figurinos e de toda produção.

Há seis anos também promove o natal solidário no bairro São João e através de doações da comunidade leva mais alegria aos moradores do local.