Com a proposta de apresentar e promover compra de alimentos diretamente da Agricultura Familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Institucional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizará, nos dias 9 e 10 de abril, em Pouso Alegre, o 1º Seminário sobre Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar nas Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento é destinado aos servidores dos setores de extensão, compras e alimentação, mas também receberá convidados de prefeituras e instituições do Sul de Minas. São esperados cerca de 150 participantes.

segurança-alimentar

As atividades começam às 9h de quarta-feira, no auditório do IFSULDEMINAS – Câmpus Pouso Alegre (Estrada do Aeroporto, 1.730, bairro Jardim Aeroporto). Serão organizados quatro painéis, que abordarão os temas inerentes à questão em debate. Na abertura, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério do Desenvolvimento Social falarão sobre o PNAE. Também está prevista a apresentação do trabalho desenvolvido no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane), vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto.

A programação segue durante a tarde com a participação da Emater/MG. Servidores do órgão colocarão em pauta o projeto “Fortalecimento da Agricultura Familiar para o Abastecimento Alimentar”. A experiência da Universidade Federal de Viçosa (UFV), do governo do Distrito Federal e do IFSULDEMINAS em compras institucionais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos será apresentada na sequência.

Na quinta-feira, dia 10, os representantes da Rede Federal, oriundos de diversos estados do Brasil, voltam a se reunir pela manhã para traçar as estratégias e oportunidades de disseminar entre os Institutos Federais a compra de merenda escolar com fornecedores da agricultura familiar.

O seminário conta com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Fórum dos Pró-reitores de Extensão e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif). São parceiros do evento o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Educação.