“O nosso modelo é o de descentralizar”, disse Fernando Pimentel (PT) durante a passagem por Pouso Alegre de sua Caravana da Participação. Depois de almoçar com lideranças políticas e se reunir com empresários ligados ao Partido dos Trabalhadores da cidade, o pré-candidato ao governo de Minas falou com a imprensa. Segundo Pimentel, a caravana é o caminho encontrado para construir seu plano de governo, que será apresentado em julho, quando a campanha eleitoral vai começar.

Pimentel visitou instalações da XCMG. Foto: Reprodução Facebook
Pimentel visitou instalações da XCMG. Foto: Reprodução Facebook

O ex-ministro do Desenvolvimento do governo Dilma Rousseff chegou no início da tarde e visitou, inclusive, as instalações fabricante de máquinas pesadas XCMG. Ladeado pelo prefeito Agnaldo Perugini e os deputados Ulysses Gomes (PT), Odair Cunha (PT) e Ademir Camilo (PROS), foi recebido no local da coletiva por um grupo de cerca de 50 pessoas. Pouso Alegre é a oitava cidade visitada pela caravana, que já esteve em Ribeirão das Neves, Vespasiano, Ubá, Ipatinga, Munhuaçu, Uberlândia e Varginha. Sábado (26), será a vez de Lavras. Até o final de maio, de 20 a 25 cidades mineiras devem ser visitadas. O objetivo é conhecer as demandas da população.

“O que eu já ouvi, especialmente de prefeitos e empresários, é que há uma demanda muito forte da região pela melhoria dos acessos, do ponto de vista econômico, do e de lojística. A principal é a MG 290, que está abandonada pelo estado”, relatou. “A questão de segurança veio com muita força. Aconteceu alguma coisa nesses últimos anos para haver uma piora na segurança. Os índices de criminalidade aumentaram e a sensação de insegurança também. Temos uma polícia que não está conseguindo cumprir sua função. Seja porque está mal equipada, seja porque está por efetivo insuficiente, que parece ser o caso”, disse.

Coletiva de imprensa contou com a presença do Prefeito Agnaldo Perugini, e dos deputados Ulysses Gomes e Odair Cunha. Foto: Manoel Marques/Divulgação
Coletiva de imprensa contou com a presença do Prefeito Agnaldo Perugini, e dos deputados Ulysses Gomes e Odair Cunha. Foto: Manoel Marques/Divulgação

Pimentel ainda disse ter ouvido de prefeitos reclamações sobre falta de investimentos de diretos do governo de Minas na área da Saúde e elogiou a iniciativa da administração de Pouso Alegre por assumir a gestão plena do setor.

“Você tem, em baixo, os municípios se desdobrando para oferecer serviços de saúde. Lá em cima, o governo federal criando programa atrás de programa para atender o setor. E, no meio, não tem nada.”

A estrutura econômica do estado também foi bastante criticada.

“Nos últimos 12 anos, nenhum planejamento econômico foi formatado pelo estado. Minas tem o 3º PIB do Brasil. Se tirarmos o café e o minério de ferro, nós caímos para 23º lugar na escala dos PIBs regionais. Ou seja, nós estamos literalmente com a economia do século 19 e nós estamos no século 21. E vamos construir esse projeto ouvindo as pessoas”, reafirmou.

Na próxima semana, a pré-candidatura do petista deve receber o apoio formal do PMDB, com o nome do deputado Toninho Andrade como vice. Atualmente, o PT está aliado com PROS, PRB, PC do B contra o principal adversário, Pimenta da Veiga, indicação do PSDB.