Polícia Militar comemora Dia de Tiradentes. Foto: Polícia Militar / Divulgação
Polícia Militar comemora Dia de Tiradentes. Foto: Polícia Militar / Divulgação

Polícia Militar – Na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, foi realizada solenidade cívico militar na Praça da Inconfidência Mineira em Pouso Alegre. O evento homenageou o Mártir Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono cívico da nação brasileira e dos policiais militares.

Secretário de Comunicação Cristiano Rodrigues, representou o Prefeito Agnaldo Perugini. Foto: Divulgação PM
Secretário de Comunicação Cristiano Rodrigues, representou o Prefeito Agnaldo Perugini. Foto: Divulgação PM

Estiveram presentes o Cel Wagner Mutti Tavares, Comandante da 17ª RPM, o Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre Cristiano Rodrigues, que representou o Prefeito Municipal Agnaldo Perugini; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Pouso Alegre, Gilberto Barroso, o Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Ten Cel Gilson Gonçalves dos Santos, o Comandante da 17ª Cia PM Ind MAT Maj Oterson Luis Nocelli e o Comandante da 17ª Cia PM de Missões Especiais, Maj Robison de Andrade Santos, além de autoridades políticas e do setor público de Pouso Alegre.

Autoridades estiveram presentes na cerimônia. Foto: PM Divulgação
Autoridades estiveram presentes na cerimônia. Foto: PM Divulgação

Dragões da Inconfidência

O público presente assistiu a entrada solene dos Dragões da Inconfidência, que fazem parte do Grupamento de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais. Existente desde a época imperial, essa foi a primeira guarda paga do estado.

Exemplo para a tropa

A solenidade contou com a presença da Banda do 20º BPM. O Cel Wagner Mutti Tavares falou sobre o exemplo que Tiradentes deixou a cada um dos militares. “Seus passos serviram de brilho e hoje são como exemplos a serem seguidos pelos guardiões que levam a segurança para os 853 municípios de Minas.”, destacou o Comandante.
Ao som dos clarins tocados pelos Sargentos Sérgio Dantas Rosa e Sebastião Leopoldino, o toque da vitória homenageou o Alferes Tiradentes.

Troca de Bandeira

Representando o Prefeito Municipal de Pouso Alegre, o Secretário de Comunicação do município, Cristiano Rodrigues, entregou ao Comandante da 17ª RPM, a bandeira de Minas Gerais que, conforme a tradição cumprida em todos os anos substituirá a que está hasteada no pavilhão da Praça da Inconfidência.

Jovens pela liberdade

Crianças e adolescentes do Projeto Meninos do Mandu e estudantes de escolas estaduais e municipais participaram da cerimônia.

Concurso de Redação

Em parceria com a Superintendência Regional de Ensino e da Secretaria Municipal de Educação, foi realizado um concurso de redação para alunos do ensino fundamental das redes estadual e municipal, com o tema: 21 de abril-Dia da Inconfidência Mineira.

Foram classificados em primeiro lugar os alunos Micaela Scodeler (Escola Estadual Monsenhor José Paulino) e Brenno Santiago (Escola Municipal Professora Josefa Azevedo Torres). Em segundo lugar, ficaram os alunos Dimítrios de Castro Borges (Escola Estadual Monsenhor José Paulino) e Alisson Figueiredo Ferraz (Escola Estadual Antônio Mariosa). Os estudantes Pedro de Almeida Natali (Escola Estadual Monsenhor José Paulino) e Edilaine de Araújo Barbosa Pereira (Escola Municipal Professora Maria Barbosa foram classificados em terceiro lugar.

Os vencedores ganharam mochilas, kit escolar, brindes esportivos, livros e ingressos para o cinema dos apoiadores culturais Wilson, Dello, Acipa, People`s Tênis, Livraria Intelecto e Serra Sul Shopping.

Obelisco da Inconfidência

Localizada na Avenida Ayrton Senna, a Praça da Inconfidência de Pouso Alegre conta com um obelisco desenvolvido pela Polícia Militar. Construído em 2007, o monumento é um marco na eficácia da promoção da paz e da consagração da liberdade.