"Agora vamos ter um vale a pena ver de novo", diz Braz Andrade (PPS) sobre risco de novos acidentes com a avenida fechada. Foto: Daniela Ayres
“Agora vamos ter um vale a pena ver de novo”, diz Braz Andrade (PPS) sobre risco de novos acidentes com a avenida fechada. Foto: Daniela Ayres

“Já assistimos vários capítulos da novela e agora vamos ter um vale a pena ver de novo”, disse o vereador Braz Andrade (PPS) logo que subiu à tribuna na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Pouso Alegre. Ele fazia referência aos acidentes registrados na avenida Dique 2, ainda fechada para obras em sua infraestrutura – o mais conhecido deles resultou no falecimento de uma idosa, que foi atropelada enquanto caminhava pelo local. Para Braz, novos acidentes acontecerão se a avenida não for aberta.

Outros vereadores concordaram que a data de inauguração da nova avenida está demorando para chegar. Em dezembro de 2013, a Copasa, parceira do município na construção, anunciou o encerramento dos trabalhos. No entanto, a tentativa de inauguração foi frustrada por um embargo obtido pelo município. Segundo a prefeitura, a obra ainda precisaria receber iluminação, sinalização e fiscalização. Depois disso, enquanto administração municipal e governo de Minas distribuíam, pela cidade, outdoors atribuindo a cada um a responsabilidade pela avenida, a abertura para o tráfego foi adiada outras duas vezes. Há duas semana, durante cerimônia na nova sede da secretaria municipal de Saúde, o prefeito Agnaldo Perugini informou que esperava por fim às expectativas até o dia 1º de maio.

Antes de confirmar que a prefeitura planeja a inauguração para o próximo feriado, a base procurou desarticular a cobrança dos oposicionistas, para quem a administração assumiu indevidamente a paternidade da Dique 2. “Quando o vereador pede a inauguração da ‘nova dique’, eu fico preocupado porque não se resolveu o problema da Dique 1, onde se abandonam vários animais, colocando vidas em risco”, observou Hélio Carlos (PT).