Foto: Divulgação Câmara Municipal
Foto: Divulgação Câmara Municipal

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, recebeu na noite desta terça-feira (06) das mãos do ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Moreia Franco, o documento que homologa o Aeroporto Internacional de Cargas de Pouso Alegre. A cerimônia de entrega foi realizada no gabinete da SAC, em Brasília.

O documento permite que o município se torne o primeiro da região Sul de Minas e um dos únicos do estado com autorização para operar um aeroporto desse porte e com essas características e abre caminho para uma concessão do empreendimento para a iniciativa privada. A operação pode render investimentos de até R$ 1 bilhão para o município. Até obter a autorização final da SAC, o projeto encaminhado por Pouso Alegre passou pelo crivo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica. O processo levou mais de um ano.

Oficializada a homologação para o aeroporto, o município passa imediatamente à fase seguinte do projeto, a preparação da concorrência pública que selecionará os investidores que vão construir e operar o empreendimento. Caberá à Fundação Getúlio Vargas o amplo estudo que viabilizará o certame. Pela complexidade da concessão, acredita-se que essa etapa leve até seis meses. Investidores para participar da concorrência não devem faltar. A cidade já recebeu a visita de grupos árabes, americanos e australianos interessados na construção e operação do aeroporto.

As dimensões do aeródromo o colocam entre os maiores do estado. Conforme a proposta, ele ocuparia 4 milhões de metros quadrados, às margens da BR-381 (Fernão Dias). A área escolhida, que fica na Zona de Interesse Aeroportuária, delimitada por lei municipal no final do ano passado, fica próxima ao bairro Curralinho, na zona rural do município. Pelo projeto, num primeiro momento, o aeroporto será exclusivo para o transporte de cargas. A pista de pouso teria três quilômetros e 45 metros de largura. Medidas que lhe dão capacidade para receber um Boeing 747. O projeto também prevê pista para manobras, galpão logístico, pátio de estacionamento para descarga de aeronaves e caminhões e uma área de manutenção mecânica.

Informações: Prefeitura de Pouso Alegre