Dia 16 de maio é o 'dia do Gari'. Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre
Dia 16 de maio é o ‘dia do Gari’. Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre

Nesta sexta-feira (16), é comemorado o Dia do gari. Em uma sociedade cuja produção de lixo e resíduos cresce exponencialmente a partir do consumo desenfreado, este profissional se tornou uma das personagens mais vitais do dia-a-dia. Considerando a importância desses trabalhadores, a Prefeitura de Pouso Alegre oferece à categoria nesta sexta-feira (16), o “Almoço Dançante”.

Organizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, o almoço terá show ao vivo e será servido das 9h às 13h na Praça de Esportes. “Vamos aproveitar esse dia para lembrarmos desses profissionais que são tão fundamentais para manter nosso município com um ambiente agradável. É a nossa vez de retribuir tanto cuidado”, diz o prefeito Agnaldo Perugini.

Debruçando sobre os números dá para imaginar a importância dos garis. Os 140,2 mil pouso-alegrenses produzem todos os dias 110 toneladas de lixo. Para dar conta dessa montanha de resíduos é necessário um pequeno exército de anônimos. São 78 varredores e 48 jardineiros. Eles varrem, coletam e destinam para o aterro sanitário tudo aquilo que já não cabe mais no dia-a-dia das pessoas.