Campeonato teve início no sábado e conta com 34 equipes.
Campeonato teve início no sábado e conta com 34 equipes.

Enquanto a Pátria se prepara para calçar as chuteiras e torcer pela seleção na Copa do Mundo, Pouso Alegre vive a disputa Campeonato Municipal de Futebol Amador. Organizado pela Liga Esportiva da cidade (LEPA), filiada à Federação Mineira de Futebol, o campeonato tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. A parceria representa um esforço de incentivo da modalidade esportiva no município.

Ao todo, 34 equipes estão disputando o caneco. Times tradicionais estão em campo. É o aso do Bangu, Sport São João, Estrela Azul, Guarani F.C., São Geraldo e Flamina. A zona rural também tem seus representantes em equipes como Atlético Gabiroval , Botafogo do Algodão , Guarani dos Chaves e Polvilho 3 Irmãos. As partidas começaram neste sábado (10), mas a abertura oficial do campeonato foi domingo (11), no Estádio Municipal Irmão Gino Rossi, o Manduzão.

Para abrir oficialmente a competição, o campeão de 2013 da Copa Coe, o Sport São João, entrou em campo contra o Plastfilm, às 15h. A cerimônia de abertura teve a presença do secretário de Esportes, João Batista Rodrigues, o subsecretário da pasta José Carlos Espoleta e de representantes das equipes participantes do campeonato.

O campeonato criou mecanismos para incentivar a organização interna dos clubes. Pelas regras, todos precisam estar filiados à LEPA e terão registro na Federação Mineira. Para José Carlos, a organização dos clubes está entre as medidas que podem fortalecer a modalidade.

“Queremos que todos os clubes possam ter seu estatuto, com sua diretoria formada. Quando sair o edital da lei de incentivo (ao esporte), eles estarão capacitados e poderão fazer projetos e receber recursos para custear todas as despesas durante as competições”, projeta.

Informações: Prefeitura de Pouso Alegre