O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 28 de maio de 2014, o novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado, da Congregação do Santíssimo Redentor (Missionário Redentorista). Dom Majella como é conhecido nasceu na cidade de Juiz de Fora, em 19 de outubro de 1953 e é Bispo Diocesano de Jataí, no estado de Goiás, desde 16 de dezembro de 2009, quando foi nomeado Bispo pelo então Papa Bento XVI.

Dom Majella é o novo Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre
Dom Majella é o novo Arcebispo Metropolitano de Pouso Alegre

Com a nomeação do novo Arcebispo de Pouso Alegre, dom Majella, o Papa Francisco aceitou a carta renúncia de dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho (OPREM), que se torna a partir da posse do novo Arcebispo, agendada para o dia 2 de agosto de 2014, Arcebispo Emérito de Pouso Alegre. É norma da Igreja Católica o pedido de renúncia do Arcebispado ou Bispado, quando se completa 75 anos de idade, como é o caso de dom Ricardo Pedro, que completou 75 anos no dia 6 de agosto de 2013.

Sobre o novo Arcebispo de Pouso Alegre, dom José Luiz Majella Delgado

Dom José Luiz, mineiro de Juiz de Fora, aos dois anos mudou-se com a família para a cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Fez o ensino fundamental em Volta Redonda e Aparecida (SP), onde fez também o ensino médio no Seminário Redentorista Santo Afonso. Na Faculdade Salesiana de Filosofia, em Lorena (SP), fez licenciatura em Estudos Sociais e em Filosofia.

Em 1977 fez sua profissão religiosa e iniciou, no mesmo ano, o curso de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), concluído em 1980. No dia 14 de março de 1981 foi ordenado sacerdote, em Volta Redonda e, dez anos depois, fez especialização em Teologia Litúrgica na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

No ano 2000 foi para Roma onde estudou Espiritualidade Redentorista na Academia Alfonsiana. Como padre dedicou grande parte de seu ministério ao magistério. Foi professor no Seminário Redentorista de Aparecida; no Centro de Evangelização Missionária, em São Paulo. Foi também superior e diretor dos Seminários Redentoristas em Sacramento e em Aparecida; foi secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); secretário da Associação dos Liturgistas do Brasil; prefeito do Santuário Nacional de Aparecida; vigário paroquial em Sacramento e na Basílica de Aparecida; secretário executivo local para a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida, no ano de 2007, tornando-se, em seguida, subsecretário adjunto geral da CNBB, em Brasília.

No dia 16 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou-o como Bispo da Diocese de Jataí (GO) sucedendo a dom Aloísio Hilário de Pinho. Ordenado bispo em 27 de fevereiro de 2010 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida por dom Geraldo Lyrio Rocha, foi empossado na Diocese de Jataí no dia 6 de março de 2010. Hoje, dom Majella é o presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB.

Informações: Lucas Silveira – Pascom/Catedral Bom Jesus