A menos de um mês da inauguração da primeira linha de produção da XCMG em Pouso Alegre, o jornal Valor Econômico, referencia nacional em notícias econômicas, colocou novamente a vinda da XCMG para Pouso Alegre nos destaques nacionais. A matéria entitulada, XCMG transforma Pouso Alegre na “Ásia brasileira”, destaca o investimento dos chineses em Pouso Alegre.

Esta não é a primeira vez que Pouso Alegre tem o seu nome atrelado como a “Ásia brasileira”. Em janeiro desta ano, o Jornal Estado de Minas publicou uma matéria onde destacava: “A china é logo ali, no Sul de Minas”. Segundo a matéria do Valor, no governo de Minas, alguns gostam de se referir à cidade como “Ásia brasileira”.

Mas Pouso Alegre não é destino apenas dos investimentos Chineses. Investidores de outras localidades também estão injetando ou pensando em aplicar recursos na cidade. É o caso de indianos, australianos, britânicos e Catarianos, que tem enxergado Pouso Alegre como uma grande oportunidade para investimentos.

Atualmente a fabrica da XCMG conta com 70 funcionários chineses e 70 brasileiros, que estão finalizando a montagem da unidade e trabalhando nos escritórios. Para se entenderem,  os funcionários contam com a ajuda de alguns tradutores, de uma ou outra palavra em inglês, do Google translator (que alguns dos operários acionam pelo celular exibem a tela para o colega) e de muita mímica.

Quando estiver em alto ritmo de produção, a unidade deverá ter cerca de 1.500 trabalhadores. Segundo o gerente industrial da XCMG, Ednilson Kimura, a maioria será de brasileiros.