Cirurgiões plásticos de diversos estados brasileiros estarão reunidos nesta sexta e sábado em Pouso Alegre. Pela segunda vez, a cidade recebe o Congresso Sul Mineiro de Cirurgia Plástica, em sua oitava edição, juntamente com o IV Encontro São Paulo/Minas de Cirurgia Plástica.

Segundo o Dr. Joel Veiga Filho, presidente do congresso, este é um momento de extrema importância para a discussão das dúvidas e angústias com que os médicos lidam diariamente. “Este será o foco do evento: o nosso dia a dia. Uma programação abrangente foi cuidadosamente elaborada para termos um fim de semana agradável e produtivo.”

Durante os dois dias, por meio de conferências e mesas-redondas, diversos assuntos serão discutidos, como tratamento atual do paciente queimado, reconstrução mamária, terapia com célula tronco, contorno corporal, rinoplastia, rejuvenescimento facial, dentre outros. Haverá, ainda, o 1º Encontro de Ex-residentes do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Universitário de Pouso Alegre.

O congresso, que acontecerá no Marques Plaza Hotel, homenageará nesta edição a Professora Lydia Masako Ferreira, presidente de honra, e os Drs. Sebastião Nelson Edy Guerra e Osvaldo Ribeiro Saldanha, convidados de honra.

Ação social

Como parte da programação, centenas de pessoas foram beneficiadas pelo Mutirão de Tumores Cutâneos, que acontece nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas, São Lourenço, Varginha, Itajubá e Pouso Alegre. A ação voluntária dos cirurgiões plásticos do Sul de Minas é estimulada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica há vários anos. Em Pouso Alegre, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio disponibilizou três salas para as cirurgias, que serão realizadas em aproximadamente 100 pacientes, entre os dias 19 e 22 de maio.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor cutâneo é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos no País. Em 2012, mais de 134 mil novos casos foram registrados. A principal prevenção é evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas. É importante, também, utilizar filtro solar, chapéu, guarda-sol e óculos solares.

O congresso tem o apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional Minas e São Paulo) e é organizado pela Prisma Eventos.

Com informações de assessoria