Em seu discurso, Vereadora Dulcinéa relembrou drama pessoal da Vereadora Lilian Siqueira. Atitude foi repudiada por partidos e colegas de legislatura. Imagem: Reprodução TV Câmara
Em seu discurso, Vereadora Dulcinéa relembrou drama pessoal da Vereadora Lilian Siqueira. Atitude foi repudiada por partidos e colegas de legislatura. Imagem: Reprodução TV Câmara

Os partidos PTB, PSDB, PTN, PSL e PPS enviaram notas de repúdio à vereadora Dulcinéia Costa (PV) nesta terça-feira (10). A manifestação, lida em plenário, foi contra o pronunciamento da líder do PV na semana passada. Durante o uso da tribuna, na sessão do dia 27, Dulcinéia relembrou uma passagem dramática da vida de sua colega de legislatura, Lilian Siqueira (PSDB), o que gerou constrangimentos.

Enquanto tentava se defender das críticas que vinha sofrendo nos últimos dias, Dulcinéia citou a morte da filha de Lilian Siqueira e o ex-prefeito de Pouso Alegre, Jair Siqueira (PSDB). Na década de 1980, a adolescente foi confundida com um assaltante, Fernando da Gata, e morreu baleada. O incidente causa comoção popular até hoje, mas sempre é recordado por oponentes políticos. A vereadora Lilian deixou o plenário no momento em que a história foi apresentada.

Na noite de hoje, Lilian Siqueira subiu à tribuna e também se manifestou contra a postura de Dulcinéia.

“Eu nunca rejeitei um projeto por pura e simples retaliação. Eu me auto-intitulo uma oposição coerente e responsável”, disse. “Mas os debates tem saído do campo das ideias. A coisa passou para ataques pessoais, trazendo à tona lembranças que ainda nos causam muito sofrimento”, declarou.

Assista o polêmico discurso

Confira abaixo o discurso na integra da vereadora Dulcinéia no dia 3 de junho. Para assistir apenas o momento em que a vereadora fala sobre o “Fernando da Gata”, adiante o vídeo para 10 minutos.