Ex-técnico Zé Carlos é entrevistado por japoneses após o treino da seleção japonesa em Sorocaba. Foto: Adriano Wilkson/UOL
Ex-técnico Zé Carlos é entrevistado por japoneses após o treino da seleção japonesa em Sorocaba. Foto: Adriano Wilkson/UOL

O pousoalegrense José Carlos do Nascimento, conhecido como Espoleta, chamou a atenção da imprensa no primeiro treino da seleção japonesa no Brasil. José Carlos havia ido estádio municipal de Sorocaba apenas para pegar autógrafos e tietar os jogadores da seleção, dos quais alguns foram seus jogadores enquanto era treinador no Japão.

Porém, o pousoalegrense roubou acabou roubando a cena. Quando os holofotes foram apagados, mais de 50 jornalistas orientais cercaram o ex-técnico ávidos por declarações. O fato chamou a atenção da imprensa Brasileira, que não sabia quem era José Carlos, e ganhou matéria no portal de notícias UOL.

José Carlos foi jogador e treinador na terra do sol nascente, e vivendo 17 anos no país. No Japão o treinador foi tricampeão nacional.

Nas entrevistas realizadas pela imprensa Japonesa com o ex-treinador, o assunto mais tocado era sobre a relação de José Carlos com um dos destaques da seleção japonesa, o volante Yasuhito Endo. Endo é o homem que mais vestiu a camiseta da seleção japonesa na história.

José Carlos foi treinador do jogador Kajitsu FC, e chegou a trazer o jogador para treinar no Brasil por três meses para que aprimorasse sua técnica com os brasileiros.

“Você não sabe como eu me sinto orgulhoso. Ele sempre teve muito talento, mas tinha essa coisa de não chegar junto na marcação. E eu dizia, ‘Você tem que marcar forte, não dar espaço’. E ele aprendeu. Eu consigo sentir a importância que eu tive para a carreira dele. Fico muito emocionado de ver aonde ele chegou”, disse o ex-técnico, hoje secretário de esporte de Pouso Alegre-MG.