O Estádio Municipal Irmão Gino Rossi, o Manduzão, passará por uma nova etapa de obras no segundo semestre. Foi confirmada nesta quarta-feira (02), no Diário Oficial de Minas Gerais, a liberação de R$ 170 mil para a arena. O montante será aplicado em reformas que se estenderam pela arquibancada, alambrado e banheiros do estádio. Os itens que receberão melhorias atendem exigências de segurança feitas pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. A nova etapa de intervenções permitirá ao Manduzão sediar jogos dos campeonatos estadual e nacional, podendo abrigar até 10 mil torcedores.

O estádio municipal passa por melhorias desde 2012. Ao longo do período, teve toda a arquibancada pintada, recebeu corrimãos novos, reforma nos vestiários e outros reparos pontuais. “Fizemos todas essas melhorias aos poucos. Conseguimos mostrar que, mesmo com orçamento limitado, era possível resgatar o estádio, que hoje recebe jogos regularmente, partidas festivas com grandes nomes do futebol nacional e está muito bonito”, declara o subsecretário de Esportes, José Carlos Espoleta. Ele reforça que as intervenções necessárias a partir de agora vão de encontro a uma agenda de segurança e atende a exigências feitas pelos órgãos do setor, além daquelas previstas no Estatuto do Torcedor, que regulamenta a realização de grandes jogos nos estádios brasileiros.

Imagem: Divulgação PMPA
Imagem: Divulgação PMPA

Hoje, o estádio está apto a sediar apenas jogos de pequeno porte. Com as intervenções previstas na nova etapa de obras, no entanto, a arena poderá receber até 10 mil torcedores e se credenciar junto à Federação Mineira e à Confederação Brasileira de Futebol para sediar os jogos organizados pelas entidades. Equipes locais que atualmente disputam a segunda divisão do Campeonato Mineiro, por exemplo, voltarão a mandar seus jogos em Pouso Alegre. “Além disso, fica sempre aberta a possibilidade de sediarmos outros jogos do calendário estadual e nacional”, observa o subsecretário.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, a recuperação do estádio ajuda no resgate do futebol em Pouso Alegre. “O futebol é um elemento muito importante na cultura do povo brasileiro. A Copa do Mundo está mostrando como somos apaixonados por esse esporte e como ele pode nos dar coisas boas”, avalia. Perugini lembra que a contribuição do futebol vai muito além do entretenimento. “Hoje, em todo o mundo, além de ser uma atividade econômica importante, o esporte mantém parcerias de sucesso com o ensino. Revitalizado, o Manduzão nos oferece todas essas oportunidades”, conclui.