Jovens de Pouso Alegre disputarão fase nacional dos jogos escolares. Foto: PMPA
Jovens de Pouso Alegre disputarão fase nacional dos jogos escolares. Foto: PMPA

Os três alunos que vão disputar os Jogos da Juventude, a fase nacional dos jogos escolares, já começaram um treinamento especial de preparação para a competição. O campeonato equivale a uma Olimpíada juvenil nacional e tem sido uma das apostas do Comitê Olímpico Brasileiro para garimpar novos talentos. Lucas Ferreira Avelar e João Paulo Soares, da Escola Municipal Dr. Ângelo Consoli, e Lorrane Moura, da escola Municipal Professora Josefa Torres, competem na faixa etária de 12 a 14 anos, o Módulo I. No início de setembro, estarão em Londrina, no Paraná, representando Pouso Alegre nos jogos.

As próximas semanas serão de intensificação dos treinos com trabalhos individualizados para que cada atleta alcance seu potencial. É o que conta o professor Célio Rodrigues, técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, responsável pela preparação do trio. “Vamos aumentar o ritmo dos treinamentos aos poucos. A preparação segue forte até a véspera da viagem”, explica o técnico. De acordo com o professor, durante a viagem e nos dias que antecedem as provas, os alunos enveredam por um curto período de descanso para, então, atingir o auge da performance na competição.

Expectativa

O técnico acredita que as chances dos alunos são boas. Para ele, todos têm condições de chegar às finais da competição. João Paulo Soares, que compete no salto em distância, tem marca de 1,65 metro. Repetir o desempenho é suficiente para colocar-lhe nas finais. A situação é parecida para Lucas Ferreira. O corredor dos 250 metros livres tem cravado marcas em torno de 32s00. “A meta é baixar o tempo em até 2 segundos”, diz o técnico. Lorrane Moura é a estrela da rede municipal nos 75 metros livres. Suas marcas estão entre as 10 melhores do país em sua categoria. Hoje seu tempo gira em torno de 10s90. “Se conseguirmos baixar para algo em torno de 10s20 ela tem boas chances”, garante o técnico.

Há 23 anos treinando alunos atletas em Pouso Alegre, Célio vê potencial na cidade. “Temos ótimos atletas. A medida que ganhamos mais apoio, podemos melhorar ainda mais nosso desempenho”, considera. Apesar do foco no resultado e da satisfação em ver alunos da rede municipal chegarem à fase nacional dos Jogos Escolares, ele lembra que o trabalho de base feito pelos técnicos desportivos da Prefeitura têm duas funções: a garimpagem de talentos e o trabalho social. Já que a prática esportiva se torna um instrumento importante para tirar os jovens das ruas e aproximá-los de caminhos que lhes tragam melhores expectativas.